O jogo estreia em novembro de 2010.
O título roda na plataforma Playstation 3 (PS3). Quem assina é a produtora Polyphony Digital, da cidade de Tóquio, Japão.
Ainda de acordo com Yamauchi, o jogo precisa somente de 256 megabytes (MB) para ser instalado no PS3, mas havendo mais espaço para armazenamento, melhor fica a experiência. Há opção para instalar o título completamente e, nesse caso, acredita-se que sejam necessários cerca de 40 GB de espaço.
Jogo e série
Gran Turismo (GT) é uma das mais famosas séries de jogos de corridas automobilísticas. Seu foco é a simulação e o realismo na experiência de dirigir carros. O primeiro GT foi lançado em 1997.
GT5 é o primeiro da série de corridas a trazer simulação de danos. Se você bater ou esbarrar os carros são danificados e, além dos arranhões e dos amassados, podem ter sua performance prejudicada.
Haverá corridas em diferentes horários (manhã, tarde, noite) e o clima muda, exigindo habilidade tanto em pista seca como debaixo de chuva, de muita chuva. "As corridas noturnas já estavam garantidas em GT5, mas com o clima dinâmico a experiência vai ser ainda melhor", disse Kazunori Yamauchi, diretor da série. "Funcionar não era problema -- tínhamos o sistema feito -- mas precisávamos ter a certeza de que ele melhoraria a experiência de dirigir", explicou.
Há mais de 950 modelos licenciados por alguns dos maiores e mais famosos fabricantes de automóveis do mundo. São 20 locações e 70 trajetos, incluindo o circuito Tokyo Route 246, do GT original. Em entrevista publicada no site oficial do circuito de testes Top Gear, que integra o catálogo de pistas do jogo, Yamauchi disse que utilizou "helicópteros para mapear o traçado e pegar fotografias aéreas", e que equipes "em terra fizeram fotos de todo o ambiente ao redor da pista".
O circuito Top Gear é conhecido por ser bastante largo e, de acordo com o diretor, isso dificultou encontrar o traçado ideal para completá-lo. "Eu mesmo pilotei, porém foi realmente difícil encontrar o traçado" ideal para completar a prova, disse Yamauchi.
A produção de GT5 tem mais de cinco anos e a estreia do jogo foi atrasada diversas vezes. O título está sendo desenvolvido com a mais alta tecnologia em simulação e, conforme a produtora, o custo da produção (por volta dos US$ 60 milhões) é cerca de 50 vezes superior ao do primeiro GT.
A equipe de desenvolvimento possui 150 profissionais e, para efeito comparativo, "um modelo de carro de GT5 leva 180 dias para ser completamente desenvolvido, enquanto em GT2 precisávamos de apenas dois dias", disse Yamauchi.
Yamauchi revelou que GT5 utiliza 80% do poder de processamento do PS3.
O jogo suportará gráficos tridimensionais (3D) e partidas entre 16 pessoas em ambiente online.
Em janeiro de 2010, a série ultrapassou a marca de 53 milhões de cópias vendidas mundialmente.
Gran Turismo 5 (produção: Polyphony Digital | distribuição: Sony), PS3.
Estreia:
América, novembro de 2010
Ásia, novembro de 2010
Europa, novembro de 2010
Oceania, novembro de 2010
Jogo suporta gráficos tridimensionais, mas exige bastante do PS3
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