quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Starcraft vira tema de disciplina da Universidade da Flórida

Nathaniel Poling, doutor da Universidade da Flórida, está usando um jogo eletrônico para ensinar técnicas de "gestão de recursos, tomada de decisão adaptativa, pensamento crítico e resolução de problemas". Ele é o instrutor responsável pelo "EME2040: 21st Century Skills in Starcraft", curso superior de pós-graduação que adotou o jogo Starcraft para ensinar habilidades de gestão e de marketing.

» Veja a galeria de fotos

"Minhas habilidades para a resolução de problemas em Starcraft são as mesmas habilidades para a resolução de problemas aprendidas na escola ou no mundo real", declara um candidato ao curso.

Poling e 25 estudantes devem passar os próximos dias fazendo a lição de casa enquanto jogam. Conforme o instrutor, há desafios (no jogo) especialmente construídos para criar situações que simulam o mundo real. Poling usou um editor de mapas do próprio jogo para construir o curso.

Em entrevista ao site o site Technology Review, Poling disse que Starcraft exige dos jogadores o gerenciamento de "uma série de diferentes unidades e grupos de diferentes capacidades", habilidade essa que é facilmente encontrada no real universo dos negócios.

O curso é totalmente realizado em ambiente online. É preciso que os alunos joguem Starcraft, assistam a partidas especialmente selecionadas e inclusive escrevam artigos científicos que "enfatizem a análise e a síntese os conceitos de gestão vistos no jogo".

Sobre a procura pelo curso, Poling disse que o perfil dos alunos é bastante homogêneo. "Basicamente são todos homens que gostam de jogos eletrônicos".

Aos "autodidatas" interessados, vale lembrar que uma versão mais nova do título, Starcraft 2: Wings of Liberty está disponível no mercado e inclusive roda totalmente em nosso idioma.

Licão de casa: chutar a bunda de alienígenas e manter os recursos da base militar humana
Licão de casa: chutar a bunda de alienígenas e manter os recursos da base militar humana

Especial para Terra

Nenhum comentário: