quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Jogo de guerra 'Medal of Honor' usa dois motores gráficos

A produção do novo jogo de guerra Medal of Honor parece cada vez mais robusta e requintada de sofisticação tecnológica. A companhia Electronic Arts (EA), proprietária da série, já disse que dois grandes estúdios (Digital Illusions Dice e EA LA) trabalham em parceria no projeto, mas agora foi revelado ainda que MoH está sendo construído com dois motores gráficos.

Normalmente um jogo utiliza apenas um motor gráfico. MoH abusa: enquanto a campanha-solo está sendo construída com o motor gráfico Unreal 3.0 (Epic Games), os modos multijogador utilizam o Frostbite 2.0 (Dice).

Essa informação foi passada pelos próprios desenvolvedores, via Twitter.

"Estamos utilizando uma versão bastante modificada do (motor gráfico) Unreal 3.0 para a campanha-solo, e o modo multijogador utilizará o Frostbite", escreveram. "Apenas para esclarecimento, todas as cenas (do trailer oficial) utilizam o motor Unreal, não o Frostbite", finalizaram os desenvolvedores.

Motor gráfico
O motor gráfico é uma ferramenta, uma espécie de programa bem avançado e extensamente utilizado em jogos. Ele permite criar mais facilmente ambientes, objetos, personagens e até editar as leis físicas (coisas como elasticidade, gravidade, iluminação, peso e resistência) de tudo o que existe no jogo.

No caso do Unreal, criado pelo estúdio Epic Games, ele foi adotado em títulos e séries como Army of Two, Batman: Arkham Asylum, Bioshock, Gears of War, Mass Effect e Rainbow Six: Vegas, enquanto o motor gráfico Frostbite, do estúdio Dice, foi adotado nos recentes Battlefield 1943 e Bad Company.

Jogo
O próximo MoH promete revitalizar a franquia, que desde 2006 não reaparecia. Ainda, o jogo está deixando de abordar combates da Segunda Guerra Mundial e trará embates mais atuais, em pleno Afeganistão.

MoH vai mudar e, segundo matéria da Official Xbox Magazine (OXM), "você poderá atirar nas luzes e depois usar os óculos para visão noturna" a fim de tirar vantagem dos inimigos (desorientados pela escuridão repentina). Entre as novidades reveladas pela OXM, há a possibilidade de escolher entre vários personagens na campanha-solo. Aliás, há pelo menos duas campanhas distintas.

Enquanto o estúdio EA LA, da cidade de Los Angeles, Estados Unidos, produz a campanha-solo, a equipe do estúdio Dice, da cidade de Estocolmo, Suécia, assina os modos multijogador.

O estúdio Dice faz Battlefield e sua spin-off Bad Company. Atualmente, aliás, a produção de Bad Company 2 está passando pela última fase de testes (chamada "beta"), em que milhares de jogadores são chamados para testar o jogo antes mesmo de ele ser lançado.

Muito do que for aprendido nessa imensa fase de testes servirá de lição para o desenvolvimento dos modos multijogador de Medal of Honor, sob cuidados do mesmo estúdio de Bad Company.

Medal of Honor (produção: EA LA, Dice | distribuição Electronic Arts), PC, PS3, X360.
Estreia:
América: 2º semestre de 2010
Ásia: 2º semestre de 2010
Europa: 2º semestre de 2010
Oceania: 2º semestre de 2010

Jogo será ambientado no Afeganistão e traz combates (fictícios) inspirados na realidade militar atual
Jogo será ambientado no Afeganistão e traz combates (fictícios) inspirados na realidade militar atual

Especial para Terra

Nenhum comentário: