segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Criador de jogo 'Príncipe da Pérsia' diz que adorou o filme

Jordan Mechner, criador do jogo e roteirista da adaptação cinematográfica Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo, declarou que não participou do processo de seleção do elenco, mas aprovou as escolhas.

"Não estive diretamente envolvido na seleção do pessoal, mas adorei o elenco. Acho que eles (atores e atrizes) são demais", disse Mechner ao site HeyUGuys.

"Jake (Gyllenhaal) é bem parecido com o príncipe do jogo. É um grande ator e acredito que ele incorporou muitas das habilidades conferidas ao tipo de herói que sempre vi como o Príncipe. Ele é um guerreiro, mas tem uma gama de qualidades e uma certa vulnerabilidade", disse Mechner sobre o ator no papel principal.

Conforme Mechner, o longa-metragem foi produzido para que todo o público, conhecendo o jogo ou não, possa aproveitar completamente a aventura. Porém, "para aqueles que conhecem os jogos, haverá momentos de habilidade física que fazem alusão aos jogos".

O roteirista diz que Príncipe da Pérsia é um filme à moda antiga, pois é "romântico, aventureiro e tem uma produção épica que só poderia ser realizada por alguém da estatura de Jerry Bruckheimer". "É bem tradicional, mas é mais épico do que eu poderia imaginar", afirma Mechner. "Adorei e espero que os jogadores (e as demais pessoas) também adorem".

O filme Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo estreia em maio de 2010.

Filme
Os estúdios de cinema Jerry Bruckheimer e Walt Disney trabalham na superprodução inspirada no jogo Prince of Persia: The Sands of Time (2003, Ubisoft).

O orçamento do longa-metragem é estimado em US$ 150 milhões e a maior parte das cenas está sendo rodada em Marrocos, em sets enormes.

A direção é responsabilidade do inglês Mike Newell (Donnie Brasco, 1997) e o roteiro é assinado em dupla, por Carlo Bernard (O Último dos Moicanos, 1992) e Jordan Mechner, artista que criou a série gamística, nascida em 1989 nos computadores.

O ator Jake Gyllenhaal (O Segredo de Brokeback Mountain, 2005) interpreta o príncipe persa Dastan, Gemma Arterton (007 Quantum of Solace, 2008) está no papel de Tarmina, enquanto Ben Kingsley (Gandhi, 1982) faz o personagem Nizam.

Série
O jogo que deu origem à série Prince of Persia data de 1989 e foi totalmente criado e programado por Jordan Mechner. Na produção do emblemático título gamístico, foi adotada a técnica de animação chamada rotoscopia, que consiste em animar um personagem ou objeto por meio um filme. Mechner filmou seu irmão caçula, David, para fazer todos os movimentos do príncipe persa protagonista.

Foram lançadas conversões para vários computadores e sistemas de videogame e, em 1993, veio o segundo episódio, The Shadow and the Flame.

Dez anos depois do original, chegaria a primeira versão tridimensional, Prince of Persia 3D.

The Sands of Time (2003) foi o primeiro PoP sob produção do estúdio Ubisoft e gerou duas sequências, Warrior Within (2004) e The Two Thrones (2005).

Em 2006, foi dado início a um projeto de renovação da série, que adquiriria um estilo visual inédito, mais colorido e fantasioso, com o novo Prince of Persia (2008), desenvolvido com o aplicativo gráfico Scimitar, o mesmo da série Assassin's Creed.

Em 2010, The Forgotten Sands mostrará o potencial do motor gráfico Anvil, sucessor do Scimitar.

A série tem mais de 14 milhões de cópias vendidas mundialmente.

Criador
Jordan Mechner é um dos mais respeitados criadores de videogames. Entre suas obras estão a série de ação Príncipe da Pérsia e Karateka. Mechner escreve a história original da adaptação cinematográfica Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010) e assina o roteiro de Fathom (2010), filme baseado na HQ homônima do artista Michael Turner (Witchblade).

Adaptação cinematográfica de  Príncipe da Pérsia  agradou criador de jogo
Adaptação cinematográfica de Príncipe da Pérsia agradou criador de jogo

Especial para Terra

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