quinta-feira, 13 de agosto de 2009

SEGA pretende continuar a fazer games maduros no Wii

Em entrevista ao site da revista de tecnologia Wired, o presidente da Sega, Mike Hayes, afirmou que sua companhia pretende continuar a fazer games adultos para a plataforma Wii.

Aqui caberia uma explicação, mas acho que vocês devem estar carecas de saber qual a estratégia da Nintendo nesta geração: focar o mercado casual. Não surpreendentemente, games maduros da SEGA, como Mad World e House of the Dead Overkill, tiveram uma recepção um pouco aquém do esperado. "Seria muito arrogante da parte da Sega achar que um game foi mal, analisá-lo e dizer: 'a culpa é da plataforma'", disse Hayes.

"As vendas de Mad World desapontaram, mas será que teve a ver com o console? Foi porque o estilo artístico não agradou? Ou mesmo por causa da jogabilidade? Podem ser muitas as razões", concluiu Hayes, que vê com bons olhos a atuação de outro game adulto lançado pela SEGA para o Wii, The Conduit.

"Entregamos 300 mil unidades e vendemos mais da metade delas. O game agora está vendendo consistentemente em um período em que o Wii está naturalmente menos forte no mercado", disse o presidente da companhia. "Eu acho que a simples proporção do público do Wii (que Hayes acredita ser de 34 milhões apenas na Europa e América do Norte) permite que um shooter, ou um game adulto, se tornem sim um nicho, mas um nicho bem sucedido", conclui. Mayes acredita ainda que o custo de produção mais baixo do Wii permite que um jogo se torne rentável com um menor número de vendas, e, consequentemente, permite que desenvolvedoras e publishers adotem riscos com maior facilidade.

Quando questionado quanto à recessão econômica, Mike Hayes comentou que profissionais da indústria devem pensar em termos do próprio mercado e não da economia em geral. "Estamos em um período de expectativas, quando se esperam quedas de preço e títulos de maior calibre no mercado. Nós estamos nos adaptando ao que os consoles estão fazendo e não ao cenário econômico amplo."

Como um exemplo, Hayes explica o adiamento de Bayonetta - que, como tantos outros games, teve seu lançamento empurrado para 2010 - "Quando movemos Bayonetta, a razão não foi a crise econômica. A razão está mais no fato de que tradicionalmente não se lança novas franquias no Ocidente no período do fim do ano. Então nós adiamos o game para o que acreditamos ser um período mais calmo de 2010."

Mad World é um dos exemplos de games adultos bem sucedidos do Wii
Mad World é um dos exemplos de games adultos bem sucedidos do Wii

Redação Terra

Nenhum comentário: