segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Fliperama: confira detalhes de 'Fable III'

Como não podia deixar de ser com uma substituta da Liepzig Games Convention, a GameCon, que rolou na última semana em Colônia, foi cheia de surpresas e anúncios. PS3 Slim, quedas de preço, novas informações e imagens de jogos como Mass Effect 2 e Bayonetta e, claro, um novo projeto do designer britânico Peter Molyneux.

O palco da conferência da Microsoft no evento deu lugar para o anúncio de Fable III, continuação para o RPG best-seller de 2008, Fable II. Utilizando-se de uma máxima a la Cliff B (pai de Gears of War), Molyneux disse que, com esta nova versão, ele quer criar uma experiência muito maior e ambiciosa de jogo.

Fable III irá se passar cinco anos depois de seu antecessor e começa lendo o arquivo de save do Fable II. Isso porque o personagem desse jogo não será ninguém mais ninguém menos que o filho ou filha de seu personagem do segundo jogo. A palavra chave deste novo projeto parece ser liderança: Albion já não é mais a mesma deste que a vimos pela última vez: seu povo está dividido e conflitos internos surgem por todo o lado. É papel do jogador no início do game apaziguar os ânimos e tomar o trono para si por meio da revolução, jogo político ou mesmo promessas falsas.

Mas como disse certa vez o falecido presidente americano Abraham Lincoln, uma revolução é uma passagem só de ida. E no caso de seu personagem em Fable III, ele acaba por tomar a coroa e se tornar rei ou rainha.

Daí em diante as escolhas e ações do jogador (as decisões é um tema essencial para a série) ganham maior peso dramático. Você pode se tornar um líder carismático e sensato ou um tirano sádico, tudo dependendo das opções feitas no decorrer do jogo.

Como um rei de verdade, o jogador deve decidir sobre taxas, locais do país que devem prosperar, e mesmo sobre quem vive e quem morre. Aldeões virão ao encontro do rei para resolver seus problemas e fica a critério do jogador culpar ou inocentar o acusado.

Claro, o jogador pode ir atrás de pistas e investigar o delito, mas há uma grande diferença entre os fatos, que você descobre, e sua própria vontade. Punir inocentes é totalmente possível, mas atenção às repercussões de seus atos: reinados justos não saem por aí colocando pessoas na forca, afinal.

Molyneux indicou mais uma interessante funcionalidade: a mecânica Touch. O time da Lionhead Studios deixou para trás a velha mecânica das expressões faciais, dando mais enfoque à expressão tátil: você pode beijar a mão de uma dama em um primeiro encontro, e os gestos evoluem conforme se ganha afeto e familiaridade com um outro personagem, podendo evoluir de um abraço afável até mesmo um pouco do velho vai-e-vem. O próprio toque gera reações nas pessoas que você encontra, podendo acalmar uma criança ou dar ânimo a um soldado caído. Embora nada esteja confirmado, não dá pra não pensar num integração entro o sistema Touch e o sensor do Project Natal.

Fable III se passará cinco anos após Fable II (foto)
Fable III se passará cinco anos após Fable II (foto)

Redação Terra

Nenhum comentário: