quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Geek: Gamers adultos confirmam estereótipos negativos

Uma equipe de pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos realizou um estudo com quinhentas pessoas adultas, com idades entre 19 e 90 anos. O estudo confirmou o antigo estereótipo do "nerd jogador": a maioria está acima do peso, tem problemas para se relacionar com outras pessoas e frequentemente sofrem de depressão.

Os entrevistados foram convidados a se auto-avaliarem sob vários aspectos, como depressão, personalidade, saúde mental e física, Índice de Massa Corporal (IMC), qualidade de vida e hábitos de internet, noticiou o site TG Daily. Todos os entrevistados residem no estado americano de Washington.

Quase metade dos entrevistados, 45% deles, declararam que jogam vídeo game. E dentre esses as mulheres que jogam sofrem mais de depressão e tem mais problemas de saúde do que as mulheres que não jogam, enquanto os homens possuem IMC maior do que os não-jogadores.

"Fatores de risco para a saúde, especificamente um alto IMC e um grande número de doenças psicológicas da atualidade, diferenciam os jogadores adultos dos não-jogadores" disse o dr. James Weaver, do CDC em nota publicada pelo site da BBC.

De acordo com o site Telegraph o tempo que passam na internet e o apoio que buscam nas comunidades online também distinguem de forma substancial os jogadores contumazes daqueles que não possuem o hábito de passar horas em frente ao console.

Os que jogam também foram ligados a outros fatores como introversão, confirmando uma pesquisa feita em abril desse ano com adolescentes que ligou o hábito de jogar a um estilo de vida sedentário, propensão a obesidade e problemas psicológicos.

Redação Terra

Nenhum comentário: