domingo, 12 de julho de 2009

Novo 'Splinter Cell' não terá pausas, diz diretor

Maxime Beland, diretor de criação do estúdio francês Ubisoft, disse que o jogo Splinter Cell: Conviction será totalmente interativo, sem as ditas cut-scenes. Cut-scenes são cenas usadas em introduções ou na passagem de cenários, geralmente com a finalidade de direcionar o desenvolvimento do roteiro.

Beland não quer qualquer cut-scene durante de toda a história. "O meu sonho - que espero possa ser cumprido - é o jogo inteiro desenrolar-se sem cortes", contou ao site IGN. "Quero uma experiência integrada sem nada de pausas".

O diretor de criação quer fazer de Conviction um marco evolutivo na história de como a narrativa influencia os jogos.

Cena de corte ou corte de cena?
Cut-scene é uma seqüência de cenas em que o jogador pode ou não interagir, e sua aplicação geralmente é feita para avançar o enredo, detalhar uma fala, apresentar as características de personagens, para contextualizar o jogador. Lembra muito uma cena de filme.

Cut-scenes são um recurso utilizado para desenrolar a história da aventura, em que se faz uma breve pausa no jogo e se transmita qualquer informação. Não importa se a cena é interativa ou não, ou se é vídeo. Tudo é cut-scene!

O primeiro jogo a utilizar o recurso foi Karateka, em 1984. O título é obra do designer e programador Jordan Mechner, também criador da série Prince of Persia e que, atualmente, trabalha como consultor do estúdio Ubisoft.

Tudo obra de Tom Clancy
O primeiro jogo da série Ghost Recon foi lançado pela Ubisoft em 2001. Ainda antes dele veio Rainbow Six (1998). Tratam-se de franquias gamísticas inspiradas nas obras de Tom Clancy, ex-militar que é escritor conhecido por tratar de temas como espionagem e Guerra Fria. Vários de seus livros ganharam versões para os cinemas, sendo a mais famosa adaptação o filme Caçada ao Outubro Vermelho (1984), com Sean Connery no papel principal. Nos games, Clancy inspira as franquias Endwar, Hawx, Ghost Recon, Rainbow Six e Splinter Cell.

Tom Clancy's Splinter Cell: Conviction (Ubisoft), PC e X360.

Lançamento...

América: outubro de 2009
Ásia: sem previsão
Europa: outubro de 2009
Oceania: outubro de 2009

Jogo pode não ter cut-scenes e a aventura pode desenrolar-se sem pausas
Jogo pode não ter cut-scenes e a aventura pode desenrolar-se sem pausas

Especial para Terra

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