O antigo e famoso jogo Donkey Kong, da Nintendo, possui um "ovo de páscoa" que não havia sido descoberto até agora. A "surpresa", que demorou 26 anos para ser trazida à luz, já havia sido esquecida até pelo seu criador.
No ano passado, o programador Landon M. Dyer admitiu ter colocado uma pequena surpresa no clássico Donkey Kong, em sua versão para o console Atari 2600. No post feito no DadHacker em março de 2008, ele apenas dizia que suas iniciais apareceriam na tela de início caso o jogador fizesse uma série de comandos e ações dentro do game. O problema é que nem o desenvolvedor sabia mais quais deveriam ser essas ações.
Marco na história dos videogames
Donkey Kong é um marco por inúmeros aspectos. Para começar, foi o jogo que introduziu o personagem de videogames mais famoso de todos os tempos, o encanador Mario (que, curiosamente, em uma versão preliminar do jogo era carpinteiro e se chamava "Jumpman" - ou, como era conhecido no Japão, "Mr. Video Game"). Criado pela Nintendo como um jogo arcade (aqueles de fliperama), foi portado ou adaptado para muitos dos consoles da empresa. Seu personagem, Mario, ganhou uma franquia própria, com inúmeras séries de games em paralelo.
A Nintendo também licenciou o Donkey Kong para outros consoles através da Coleco, uma empresa americana de brinquedos. Dyer, que criou a versão para o Atari 2600 em 1983, era programador da Coleco.
Segundo o Joystiq, o site Digital Press, interessado na curiosidade, resolveu lançar um desafio para os fãs do game. A primeira pessoa a descobrir, e detalhar, o procedimento correto receberia um prêmio de US$ 75. Foi o que o entusiasta Don Hodges fez.
Em sua página pessoal, ele descreve o processo que envolveu até a análise do código-fonte do game, que contem 25 mil linhas. Hodges conseguiu identificar a rotina que imprimia as letras "LMD" na tela e trechos que indicavam o que era necessário para fazer com que eles aparecessem.
O procedimento é o seguinte:
1 ¿ Conseguir uma pontuação entre 33 mil e 33.900. Ela deve ser a mais alta.
2 ¿ Acabar com todas as vidas restantes. No entanto, a última deve acontecer com uma queda.
3 ¿ Escolher a dificuldade 4 e pressionar o botão "Option" três vezes.
4 ¿ Esperar até que o demo comece.
Quando a tela de título carregar, as iniciais do programador estarão lá. Pode parecer inútil, mas o esforço foi recompensado com US$ 75 e o reconhecimento de fãs e programadores. Um vídeo mostrando parte do procedimento pode ser visto neste link: (http://tinyurl.com/krqhgn).
O easter egg revela as iniciais do criador na tela de apresentação
Nenhum comentário:
Postar um comentário