De acordo com as palavras de Mark Kingdon, CEO da criadora o SL, a Linden Labs, as chamadas de voz são "as jóias da coroa" do programa. As estatísticas de uso do serviço através do software revelam que, a qualquer momento, 50 mil usuários estão conversando em telefonemas. A taxa atual de utilização é de um bilhão de minutos por mês, um pouco menos do que a metade dos minutos em ligações do Skype no mesmo período. O site Consumer Electronist vai mais longe e afirma que 700 mil usuário realizam ligações, correspondendo a metade do público do Second Life.
Até o momento, falar com um "amigo virtual" não tem custo algum, informa o The Standard, mas a Linden Labs tem planos para promover pacotes com funcionalidades premium e assim aumentar a arrecadação de fundos. A possibilidade de atender chamadas locais reais no ambiente virtual já é cogitada, através do futuro serviço AvaLine.
Hoje em dia o feito até já é possível, através da função Dial an Avatar (ligue para um avatar, na tradução): esta fornece um número ao personagem do usuário que permite que amigos o contactem desde um telefone fixo, móvel ou utilizando VoIP. A funcionalidade ainda está em testes e deve ser lançada oficialmente até o final do ano.
A Forbes lembra que além de um software de entretenimento, o Second Life também é utilizado por educadores, comerciantes e corporações, para tornar suas experiências de relacionamento com clientes ou pupilos mais significante. Assim sendo, a Liden Labs parece ter um vasto mercado de telefonia a explorar, principalmente no que se diz de serviços VoIP, atualmente pouco atendido pelas operadoras comuns.
O VoIP é uma das formas que os usuários de Second Life usam para se comunicar
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