quinta-feira, 21 de maio de 2009

Americanos são mais interessados em games que em cinema

Uma pesquisa da firma de análise NPD Group mostrou que o interesse por videogames ultrapassou o interesse por cinema nos Estados Unidos nos últimos seis meses.

Segundo o site GamesIndustry.biz, 63% dos americanos jogaram videogames no último semestre, enquanto 53% foram ao cinema.

A analista Anita Frazier explica que videogames contabilizam um terço da média de gasto mensal do consumidor com indústria do entretenimento, que inclui música, filmes e jogos. A pesquisa ainda mostrou que, em média, cada jogador gasta US$ 38 mensal em games.

A maior porcentagem de jogadores, entretanto, se deve também ao aumento da popularidade dos games casuais, cada vez mais presentes em sites de relacionamento: um total de 10% dos entrevistados afirmou ter jogado nestes portais.

Para a pesquisa, 11 mil consumidores foram analisados. Dos jogadores, 31% adquiriu um jogo para console ou portátil no último ano. O estudo concluiu ainda que 31% dos jogadores de consoles também se divertem em sites de games, 12% jogaram em redes sociais, 19% se divertiram com games que vieram inclusos no celular e 11% compraram e baixaram games para seus telefones.

O blog Joystiq brinca com os números e afirma que este seria um bom motivo para justificar a recente entrada do cineasta Spielberg no mercado dos games.

Um resumo do estudo pode ser lido, em inglês, no site oficial da NPD (ou pelo atalho tinyurl.com/q3zh2m).

Astros do cinema, como Jack Black (foto) e Spielberg estão envolvidos em projetos de games
Astros do cinema, como Jack Black (foto) e Spielberg estão envolvidos em projetos de games

Geek

Nenhum comentário: