terça-feira, 26 de maio de 2009

China condena jogador por "extorsão virtual" em game

Quatro pessoas foram condenados pela justiça chinesa por extorquir bens e dinheiro virtual de um colega em um jogo online. A notícia rodou as publicações locais na semana passada.

Segundo o site da PCWorld, o criminoso, juntamente com três amigos, agrediu fisicamente a vítima e a obrigou a transferir para sua conta no jogo cerca de cem mil yuans, o equivalente a US$ 14,7 mil ou quase R$ 28 mil. Bens virtuais do jogo, como armas, também foram extorquidos da vitima.

A prática de vender armas e equipamentos em jogos cobrando dinheiro "real" por eles é uma prática comum no país, diz o Computer World; uma forma de aumentar os lucros das empresas do ramo. No caso em questão, a moeda virtual era comprada on-line através do portal local chamado Tencent com dinheiro de verdade. Já o processo contrário não é possível, ou seja, nenhum usuário pode reverter em notas reais o valor acumulado virtualmente.

Assim sendo, seria impossível julgar o agressor por não haver legislação que classificasse o crime, conta o Virtual Good News. Já a promotoria alegou que a vítima havia sido privada de um bem o qual empregou dinheiro e tempo reais para conquistar.

Com base nessa alegação o juiz sentenciou os acusados: 3 anos de prisão para o agressor e multa para os três companheiros que o ajudaram. Nenhuma informação foi divulgada sobre o jogador agredido e o agressor deve iniciar o cumprimento da pena em breve.


Geek

Nenhum comentário: