segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Médicos usam games para aliviar dor em crianças

Sam Bucolo, designer da Universidade de Tecnologia Queensland, em Brisbaine, na Austrália, criou um brinquedo interativo voltado para aliviar a dor em crianças entre três e oito anos que estejam sob tratamento.

Ditto, o jogo criado por Bucolo, distrai pacientes com queimaduras graves durante momentos dolorosos - como a troca de roupas e curativos - por meio do uso de sensores de movimento e recursos vibratórios.

Segundo o site NewScientist, movimentando o aparelho a criança navega por uma história ou jogo, buscando objetos escondidos pelo caminho. Mais que um jogo, o aparelho está sendo visto como um dispositivo médico utilíssimo.

Bucolo explicou que o produto leva uma questão de segundos para atrair a atenção da criança e a mantém entretida por cerca de 20 minutos, tempo suficiente para que a troca de curativos seja feita.

A solução tem se provado eficiente, segundo o pesquisador: "Elas ficam realmente entretidas, girando o dispositivo, aproximando e distanciando a câmera".

Ditto estará disponível comercialmente no exterior no fim de 2008, conforme anúncio oficial publicado no endereço http://www.medicalnewstoday.com/articles/119572.php.


Magnet

Nenhum comentário: