A gigante norte-americana dos videogames Electronic Arts retirou a oferta de aquisição da rival Take-Two Interactive Software depois de seis meses de esforços para tomar o controle da produtora de "Grand Theft Auto."
No domingo, a EA anunciou que havia abandonado as negociações privadas com a Take Two sobre uma potencial aquisição e que havia decidido abandonar a idéia.
EA e Take Two iniciaram as negociações no mês passado, depois que a EA abandonou sua oferta hostil de tomada de controle, avaliada em cerca de 2 bilhões de dólares. A Take Two rejeitou o valor e considerou a proposta como inadequada.
A Take Two tornou-se menos interessante como alvo em parte porque a EA vem ganhando força no mercado de videogames, o que reduz o valor potencial de quaisquer aquisições, disse Owen Mahoney, vice-presidente sênior de desenvolvimento corporativo da EA, no domingo.
"Estamos muito convencidos de que o valor da transação se reduziria, com o tempo, e temos um sentimento cada vez mais positivo sobre os nossos negócios próprios", afirmou ele em entrevista.
A EA, que publica títulos de sucesso como "Madden NFL", disse esperar que novos jogos como o muito aguardado "Spore", inspirado pela teoria da evolução, impulsionem as vendas no ano fiscal de 2009, depois que a empresa reduziu seu prejuízo trimestral e dobrou a receita em julho, sob uma nova estratégia para reverter seu declínio.
A insistência da EA em que o valor de 25,74 dólares que ofereceu por ação da Take Two era adequado parece ter sido uma das causas do colapso das negociações.
"É bastante simples", disse Strauss Zelnick, presidente-executivo da Take Two, em entrevista sobre os motivos do colapso das negociações. "A EA manteve uma abordagem firme quanto ao valor da oferta e nossos acionistas rejeitaram repetidamente o preço oferecido por eles. Não existem outros motivos ocultos."
Zelnick disse também que o valor da Take Two havia crescido consideravelmente desde que a EA apresentou sua oferta, dadas as imensas vendas de "GTA 4", o mais recente título da série, e resultados trimestrais que superaram as expectativas de Wall Street.
Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário