sábado, 20 de setembro de 2008

Gerente da Microsoft mostra como o XNA é fácil

As facilidades de criação possibilitadas pela ferramenta de games XNA foi mostrada ao Terra durante o evento Gamefest Brasil 2008 pelo gerente de novas tecnologias da Microsoft Brasil, Amintas Neto. A vantagem do programa, segundo Amintas, é que ele pode ser usado por diversos tipos de pessoas, desde estudantes de games ou entusiastas até profissionais com nível avançado em programação.

Em sua versão 3.0, o XNA pode ser considerado uma versão "simplificada" de outros programas inacessíveis ao público, oferecendo interface amigável e tutoriais que facilitam o aprendizado de quem está começando a criar seus primeiros jogos. Mesmo para quem não possui nenhum conhecimento em programação, o software permite que a "brincadeira" aconteça por meio de títulos clássicos que já o acompanham, como por exemplo o Space War - título usado como exemplo.

Para esse título em particular - Space War -, Amintas destacou a vitória de André Furtado no campeonato XNA Challenge, que desafiou usuários a criarem a melhor "adaptação" em cima de títulos já existentes. Em 2007, André competiu no torneio e seu feito foi substituir os controles tradicionais da nave espacial do game por comandos de voz, que tornaram o clássico mais envolvente.

Em seu vídeo disponível no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=IdGEOW4HdW8), o jogador mostra um pouco de seu processo criativo e as etapas de desenvolvimento. Quem conferir o trabalho vai observar os personagens de Space War obedecendo aos chamados, reais, do comandante - no caso o próprio jogador. André Furtado, nascido na cidade de Pernambuco, conseguiu uma vaga de trabalho na Microsoft após o campeonato.

Em relação à interface do XNA, Amintas mostrou com poucos cliques como a alteração de um projeto já existente pode ser muito divertido. Usando os simples elementos de Space War, o gerente modificou alguns valores no código de programação e, segundos depois, o asteróide do tamanho de um feijão - na tela - apareceu dezenas de vezes maior. Basicamente, qualquer elemento da tela pode ser modificado de acordo com a vontade do usuário, bastando pequenas leituras no manual.

Logicamente, para aqueles que já se encontram em estágios avançados de programação, o desafio de se criar um projeto a partir do zero parece mais interessante. Quem consegue manipular os códigos com facilidade conta com as opções avançadas da ferramenta, capazes de produzir cenas dignas de projetos campeões, como por exemplo o TriLinea, feito por brasileiros para a rede Xbox Live Arcade.

A ferramenta XNA é gratuita e pode ser baixada pelos usuários interessados em http://www.xna.com/. As plataformas suportadas pelo programa são o console Xbox 360, PC e o portátil Zune.

Gamefest Brasil 2008

- Quando: dia 20 de setembro (sábado)
- Horário: das 9h às 19h
- Local: Unip Vergueiro
- Endereço: Rua Vergueiro, 1.211, São Paulo (próximo ao metrô Vergueiro)

Amintas Neto, gerente de novas tecnologias da Microsoft, em demonstração da ferramenta
Amintas Neto, gerente de novas tecnologias da Microsoft, em demonstração da ferramenta

Redação Terra

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