domingo, 14 de setembro de 2008

SC: museu do videogame é atração em feira de jogos

Um museu do videogame se transformou na grande atração de uma feira realizada neste final de semana num centro de convenções de Florianópolis. Velhos conhecidos de muitos jogadores que hoje estão com mais de 30 anos de idade, aparelhos como o Telejogo, Atari e o Odyssey dividiram o espaço da feira com equipamentos de última geração.

» Veja mais fotos do museu
» Vídeo: museu encanta saudosistas e jovens

Campeonatos em simuladores de corrida 3D e testes gratuitos nos últimos lançamentos de games do Wii Fit chamavam a atenção da garotada durante o evento, enquanto os pais aproveitaram para matar saudades dos tempos de Pac Man e Space Invaders. "Vendo isso que percebo que o tempo passou e envelheci um pouco", brincava o advogado Adriano Luiz Gebauer, 34 anos. "Depois de um tempo eu chorava para os meus pais porque queria ganhar um Master System se passasse de ano".

O museu surgiu há 12 anos, depois que Felipe Looss, 38, ganhou um Atari de presente de um amigo. Ele revela que sempre quis ter alguns modelos de videogames quando criança e decidiu realizar o sonho depois de adulto. "Meu pai comprou um Telejogo em 1977 e foi amor à primeira vista", disse ele, mostrando o modelo do game, o primeiro lançado no Brasil e que ainda está funcionando. "Guardei muitas revistas e livros e depois que ganhei um Atari, quase vinte anos depois, comecei a colecionar".

A coleção atualmente conta com mais de cem peças, desde computadores antigos, videogames, cartuchos originais e revistas com dicas sobre lançamentos como o antigo "Come-come". "Não parei mais, participo de comunidades e grupos de discussão pela Internet e ainda uso a rede para comprar novos equipamentos", diz Loos.

O estudante George Rudolf Mezzono, 16 anos, conheceu um pouco da história dos videogames e até tentou usar os joysticks num jogo de guerra. Apaixonado por games, ele destacou que apesar de "primitivos" os aparelhos antigos têm o seu charme. "Adorei também estas revistas a as capas dos cartuchos originais, como o do Pac Man", disse. "E pensar que o videogame atualmente é menor do que esses cartuchos antigos".

A organização da Gameway estima que dez mil pessoas visitem o local em apenas dois dias de evento e competições. A iniciativa da feira surgiu diante de uma aposta do governo de Santa Catarina, que busca incentivar a criação de empresas que produzam jogos eletrônicos destinados a computadores e aparelhos de telefone celular.

Pac-Man antigo chama atenção de saudosistas e de novos gamers
Pac-Man antigo chama atenção de saudosistas e de novos gamers

Redação Terra

Nenhum comentário: