segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Exército americano investirá US$ 50 mi em games

O exército americano está ampliando seu incentivo ao desenvolvimento de jogos para fins militares e agora estaria criando uma divisão de treinos em ambientes virtuais com fundo dedicado de US$ 50 milhões.

Segundo o site Kotaku, a idéia é diferente do famoso America's Army, criado como propaganda na tentativa de promover e recrutar novos membros para as forças armadas dos Estados Unidos.

Os US$ 50 milhões serão gastos em um período de cinco anos, permitindo aperfeiçoar o treinamento dos soldados - mais uma amostra da tendência do uso dos jogos para fins sérios, atualmente em uso crescente por empresas em tarefas de treinamento.

A nova divisão e o investimento foram noticiados pelo site Stars and Stripes, que cita o tenente coronel Gary Stephens, gerente de treinamentos aéreos e terrestres, que afirmou que o projeto deve estar pronto para 2010.

Stephens ainda afirmou que o projeto se dedicará apenas ao público interno, sem qualquer intenção de que o exército vire um dia um estúdio de games comerciais. Com os fundos, o exército também investirá na compra de um game comercial para treinamentos a partir de fevereiro de 2009.

O Stars and Stripes esclareceu ainda que um jogo, Darwars Ambush, já é utilizado internamente pelo exército americano desde 2006, com 3 mil cópias divididas também com a marinha, aeronáutica, guarda costeira e ministério de defesa interior.

O problema é que Darwars é limitado, com um ambiente relativamente pequeno. O novo título, "Game After Ambush" trará novas ferramentas e mais possibilidades de configuração de cenários e missões, o que permitirá mudar o nível de dificuldade e complexidade de acordo com o exercício.

Darwars Ambush, utilizado pelo exército americano desde 2006, traz proposta diferente do já conhecido America's Army
Darwars Ambush, utilizado pelo exército americano desde 2006, traz proposta diferente do já conhecido America's Army

Magnet

Nenhum comentário: