segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Sony quase não liga para gamers da terceira idade

Scott Steinberg, executivo da Sony Computer Entertainment America, demonstrou pouca preocupação com a popularidade crescente do concorrente Nintendo Wii, afirmando que o PlayStation 3 não tem como foco direcionar esforços para jogadores da terceira idade.

Em entrevista ao site GamesIndustry.biz, Steinberg afirmou que o PlayStation 3 venceria a nova geração com uma mão nas costas se conseguisse trazer até ele o público de seu antecessor, o PlayStation 2.

"Quando olhamos para o mercado total disponível, salivamos (sic) com a noção de converter nosso universo PS2 existente", explicou o executivo acrescentando que a empresa está empenhada nisto.

Um aspecto intrigante da entrevista é que Steinberg afirmou que, mesmo com o sucesso do rival Wii, a empresa não planeja criar um dispositivo semelhante ao Wii Remote, controle com reconhecimento de movimentos. Intrigante porque quando a companhia soube do recurso no concorrente da Nintendo, antes de lançar seu PS3, correu para implementar uma funcionalidade semelhante em seu joystick, o Sixaxis.

Steinberg afirmou que a Sony lidera, não segue, e este é o motivo pelo qual não está preocupada em "clonar" o controle do Wii. "Como marca, a Nintendo tem sua audiência, e nós não estamos tentando trazer um grupo de cidadãos da terceira idade para os nossos videogames, estamos tentando converter os proprietários de PS2 e as dezenas de milhões de consumidores que estão tocando DVDs e jogando em seu PlayStation 2 para agora reproduzir filmes Blu-ray e jogos Blu-ray com o PS3".

A dominação do Wii no mercado de games atual, entretanto, sugere que o público aposta em uma mudança dos esforços de desenvolvimento e que os novos recursos de reconhecimento de movimentos em controle são importantes, bem como a renovação do público jogador.

Uma nova pesquisa da NPD mostrou que em junho o PlayStation 3 - graças ao lançamento de Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots - vendeu 405.500 unidades apenas nos Estados Unidos, praticamente o dobro dos 220 mil Xbox 360 vendidos. A Nintendo, no entanto, vendeu mais que os dois rivais juntos: 666.700 consoles saindo das prateleiras durante o mesmo período, conforme noticiou o site LA Times.


Magnet

Nenhum comentário: