sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Nintendo eleva perspectiva de lucros e supera estimativas

A Nintendo elevou sua perspectiva de lucro anual em 23 por cento devido a forte demanda pelo seu console Wii e o portátil DS, superando expectativas do mercado e fazendo com que suas ações subissem mais de 8 por cento.

À medida que consumidores nos Estados Unidos e na Europa adquirem seus consoles, a Nintendo aumentou sua previsão de vendas para o Wii em 6 por cento e 9 por cento para o DS, levando a companhia a trabalhar em sua capacidade limite de produção atualmente.

"O fato de que a Nintendo está confiante em comunicar que vendas internacionais estão fortes mesmo antes do fim do primeiro semestre provavelmente ajudará o estoque a pegar o ritmo das vendas da época do Natal", disse Koki Shiraishi, analista do Daiwa Institute of Research.

O Wii, lançado no final de 2006, superou com ampla margem as vendas do PlayStation3, da Sony, e do Xbox 360, da Microsoft, numa indústria de videogames que vale 57 bilhões de dólares.

A Nintendo disse que espera um lucro operacional de 650 bilhões de ienes (6 bilhões de dólares) nos doze meses até março, acima de sua previsão anterior de 530 bilhões de ienes, ajudada ainda por um iene mais fraco.

A empresa vê vendas de 2 trilhões de ienes, 11 por cento mais altas que suas previsões anteriores.

A nova previsão de lucro superou a previsão de 605 bilhões de ienes previsto para o período pela Reuters Estimates, com estimativas de 20 analistas.

O valor das ações da Nintendo cresceram mais que cinco vezes em dois anos até outubro de 2007, estimulado por fortes vendas do DS e do Wii, os dois motores de crescimento da Nintendo.

Mas perdeu 28 por cento desde então, devido a preocupações de investidores de que seu crescimento pode estar diminuindo.

A companhia aumentou sua previsão de dividendo anual para 1.680 ienes, ante a 1.370 ienes esperados em abril. A empresa também aumentou sua estimativa de lucro operacional para metade do ano em 17 por cento, para 245 bilhões de ienes.

As vendas robustas da Nintendo salientam a resistência do setor de videogames diante do aumento de preços do petróleo e um fraco gasto dos consumidores, o que tem afetado alguns setores, como o automobilístico.

A Nintendo disse que agora pretende vender 26,5 milhões de unidades do Wii e 30,5 milhões de unidades do game DS neste ano fiscal.


Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: