quarta-feira, 9 de setembro de 2009

OnLive, serviço de jogos "nas nuvens", entra em fase de testes

Anunciado no começo do ano na Game Developers Conference, em São Francisco, Califórnia, o OnLive entrou em teste beta. A proposta do OnLive é oferecer jogos de ponta pela internet, mesmo para computadores mais velhos, com o processamento feito "na nuvem" e apenas a imagem em movimento transmitida ao PC do jogador, como se fosse um vídeo do YouTube.

Pelo sistema OnLive, os jogos mais pesados seriam "democratizados", uma vez que os jogadores podem prescindir de PCs que atenderiam aos requisitos mínimos para rodar tais jogos. Um dos exemplos usados pela empresa seria o renomado (e faminto de hardware) Crysis, desenvolvido pela Crytek. Os únicos requisitos são ter uma banda larga estável e pagar uma mensalidade de cerca de US$ 50. Inúmeras vozes ergueram críticas à iniciativa, como a Sony (fabricante do console PlayStation 3) e a própria Crytek.

Se a proposta é bastante ousada, a OnLive se cercou de apoiadores de peso para poder levá-la a cabo. Dentre os parceiros no empreendimento estão as gigantes do mercado de games Ubisoft, Electronic Arts, Nvidia e Eidos, além da lendária Atari.

Infelizmente, para se inscrever no programa de testes do serviço (e jogar de graça por um tempo), é preciso estar baseado nos EUA. Quem cumprir esta regra pode preencher o formulário disponível no website da empresa, no endereço www.onlive.com.

O OnLive promete rodar games pesados até em computadores mais modestos
O OnLive promete rodar games pesados até em computadores mais modestos

Geek

Nenhum comentário: