terça-feira, 15 de setembro de 2009

'Need For Speed Shift' busca raízes da franquia com realidade; Terra testou

Need For Speed traz consigo uma responsabilidade muito grande. A franquia é uma das mais conhecidas do gênero corrida, acompanhou a evolução dos consoles e esteve presente na vida de jogadores de várias faixas etárias. Em setembro de 2009, Need For Speed Shift chega às lojas tentando resgatar o estilo de jogo que apareceu lá na metade dos anos 90 e que foi alterado em alguns momentos durante a trajetória do game.

» Veja a foto ampliada
» Veja outra foto ampliada
» Veja fotos do jogo

A missão do Shift é tentar oferecer ao jogador a mais fiel sensação de dirigir um daqueles carros que poucas pessoas têm oportunidade de guiar durante a vida.

A licença "B" e a experiência de dirigir no trânsito brasileiro um carro 1.0 pouco ajuda. Aliás, atrapalha.

Primeira impressão
Antes mesmo de pisar no acelerador, nota-se uma evolução gráfica e positiva no game. O replay depois da corrida, por exemplo, tem visual bem próximo da imagem que vemos na TV durante uma prova, deixando de lado aquele visual mais "virtual" do Undercover, último game da série lançado em 2008.

O cockpit é interessante. O jogador visualiza o painel, o retrovisor superior e o exterior esquerdo. A imagem do retrovisor de fora é um pouco embaçada e fica cada vez mais ao acelerar, para reproduzir nossa visão.

Jogando
Na hora de pisar no acelerador, a experiência também é diferente. A sensibilidade do controle é alta e fazer as curvas apresenta um nível de dificuldade considerável. Dificilmente um jogador médio sem experiência nos jogos do estilo vai ter um bom desempenho na primeira tentativa.

As ultrapassagens são menos cinematográficas e as reais preocupações de quem disputa uma corrida, como a chegada de um adversário sendo apontada pelo retrovisor, passam a ter um peso maior.

Os "macetes" que muitos jogadores têm serão vilões na hora de jogar Shift. Acelerar um pouco mais perto da curva e depois frear bruscamente virando o carro para tentar usar a parede como apoio não é uma tática efetiva, por exemplo.

Cautela, talvez, seja a palavra de ordem para os jogadores mais novos e não pode ser esquecida pelos mais acostumados. A cada batida, o carro perde rendimento e, se os descuidos se repetirem, terminar a prova será impossível. O capô dos carros, por exemplo, após repetidas batidas, se solta e tampa sua visão.

No meio de um acidente, fica difícil ter o pensamento de jogador e já ir planejando como vai fazer quando seu carro parar de rodar. A visão fica fortemente embaçada, fazendo que você só tenha noção de como proceder quando a confusão entre os carros estiver no final.

O estilo do jogador também terá que levar em conta as características da pista, que são todas réplicas de percursos reais. Mas não haverá preferência entre o piloto mais agressivo e o mais cauteloso. O jogo premia, ao final de cada corrida, com tipos diferentes de pontuação, como agressividade e técnica. O perfil do jogador será traçado em seus jogos offline. Os mais agressivos, que aceleram mais e fazem curvas de maneira mais acentuada, por exemplo, ganharão um tipo de ponto por isso e os mais cautelosos, que primam pelo capricho na hora de um movimento, ganharão outro.

Modo Carreira
O modo carreira não apresenta a liberdade de mundo aberto e faz com que o jogador tenha que seguir uma linha determinada de evolução. Mas o estilo de jogo de cada pessoa não é desrespeitado. Para evoluir, deve-se ir colecionando "estrelas", que são prêmios para a conquista de primeiras posições. Para destravar as próximas fases, deve-se apresentar um número mínimo de pontos. Assim, não é necessário que se vença todas as corridas, mas que se mantenha uma média. O jogador mais agressivo, por exemplo, não precisa ser primeiro colocado em uma pista mais cheia de pontos técnicos, evitando que uma tela desfavorável ao seu estilo de jogo o faça parar de evoluir.

Opções de jogo
Toda a complexidade do simulador pode ser amenizada nas opções do game. Diminuir o dano das batidas ou deixá-los apenas visuais, adicionar um assistente de traçado e marchas automáticas são alguns dos recursos que tentam possibilitar uma saída mais arcade para quem não é fã do simulador. Mas Shift é, no final das contas, um jogo para mais experientes.

On-line
Todo estilo de jogo corrida apresenta essa dificuldade: a síndrome do filho único. Aquela pessoa que não tem com quem dividir a disputa de um game e logo se desestimula jogar. O modo on-line do Shift será uma alternativa interessante.

O primeiro ponto será o filtro. Os agressivos serão direcionados a jogar com pessoas que tem um estilo de jogo parecido com o seu, assim como os mais técnicos. Os mais avançados também cairão em telas com mais avançados, para que um expert não tenha que disputar com um "noobie". Haverá diversos tipos de disputas na rede.

As opções de jogo no momento da disputa on-line, como marchas automáticas, traçado, danos etc, serão de preferência de quem estiver como host da corrida.

Existirá, também, o lado comunidade do on-line, onde o jogador será estimulado a criar um perfil e interagir com os outros jogadores.

Serviço
Need For Speed Shift será lançado no dia 18 de setembro.

Requisitos para PC
Configuração mínima
Sistema operacional: Windows XP SP3, Windows Vista SP1 ou Windows 7

Processador: Intel Core 2 Duo de 1,6 GHz ou mais rápido
Memória RAM: 1 GB para XP e 1,5 GB para Vista
Placa de vídeo: com 256 MB de memória e compatível com Shader Model 3.0, como Nvidia GeForce 7800 GT (256 MB) ou ATI X1800 XT (512 MB) ou superior
Espaço em disco: 6 GB
Leitor de DVD: velocidade 8x
DirectX: 9.0c
Internet: 512 Kbps ou mais rápido para multiplayer online de até 12 jogadores

Configuração recomendada
Sistema operacional: Windows XP SP3 ou Windows Vista SP1
Processador: Intel Core 2 Duo de 2,5 GHz ou AMD 64 X2 2 GHz ou mais rápido
Memória RAM: 2 GB para XP e 3 GB para Vista Placa de vídeo: com 512 MB de memória e compatível com Shader Model 3.0 (conector PCI Express)
Espaço em disco: 10 GB
Leitor de DVD: velocidade 8x
DirectX: 9.0c
Internet: 512 Kbps ou mais rápido para multiplayer online de até 12 jogadores

'Need For Speed Shift' tem cara de simulador
'Need For Speed Shift' tem cara de simulador

Terra

Nenhum comentário: