quarta-feira, 30 de julho de 2008

Lucro trimestral da Nintendo sobe 32% com o Wii

O lucro trimestral da Nintendo subiu 31,5 por cento graças ao sucesso do console Wii, mas a fabricante japonesa de videogame manteve sua estimativa de lucro bem abaixo das expectativas do mercado.

Em contraste com a forte demanda para o Wii, as vendas de seu portátil DS caíram no trimestre passado, destacando um momento de desaquecimento de uma das máquinas da empresa.

Desde sua estréia em 2004, o DS vendeu 77,5 milhões de unidades pelo mundo, com sua demanda puxada por títulos populares como "Brain Age" e "Nintendogs".

"Isso provavelmente irá preparar a etapa para o lançamento de um novo modelo de DS. Mas até que o novo portátil seja apresentado, o preço da ação da Nintendo deve ser pressionado", afirmou Mitsushige Akino, chefe de fundos no Ichiyoshi Investment Management, referindo-se às vendas do DS.

O lucro operacional da Nintendo de abril até junho cresceu para 119,19 bilhões de ienes (1,1 bilhão de dólares), contra 90,63 bilhões de ienes um ano antes.

O lucro líquido subiu para 107,27 bilhões de ienes em vendas de 423,38 bilhões de ienes, alta de 24,4 por cento.

Diferentemente de outros setores da indústria, o mercado de videogames tem sido pouco afetado pelo desaquecimento econômico, alta do petróleo e queda na demanda do consumidor, e executivos da indústria esperam que a demanda continue forte durante os feriados de final de ano.

A vendas do Wii subiram 51 por cento, para 5,17 milhões de unidades no último trimestre, bem à frente das 1,56 milhão de unidades do PlayStation 3 e 1,3 milhão de Xbox 360 no mesmo período.

Desde o lançamento do Wii e do PS3 em novembro de 2006, as ações da Nintendo mais que dobraram de valor enquanto as da Sony perderam 12 pr cento. Com valor de mercado de 76 bilhões de dólares, a Nintendo agora vale o dobro da Sony.

Contudo, a Nintendo viu suas vendas de DS caírem de 6,98 para 6,94 milhões de unidades em um ano.

Para o ano fiscal até março, a Nintendo manteve sua previsão de lucro operacional de 530 bilhões de ienes, alta de 8,8 por cento contra o ano anterior, mas abaixo da expectativa de 597,1 bilhões de ienes de analistas, segundo a Reuters Estimates.

Ainda assim a fabricante japonesa manteve sua estimativa de lucro bem abaixo das expectativas do mercado
Ainda assim a fabricante japonesa manteve sua estimativa de lucro bem abaixo das expectativas do mercado

Reuters


Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: