quinta-feira, 10 de julho de 2008

Austrália bane Fallout 3 por mostrar uso de drogas

Uma atualização no site do Departamento de Classificação de Filmes e Literatura (OFLC) da Austrália revelou que o game de RPG Fallout 3 foi banido do país por conter cenas que incentivam o uso de drogas. Com essa decisão, o título não receberá o selo de classificação etária que permite a comercialização de jogos em lojas australianas.

Um documento divulgado pela OFLC apontou que o personagem controlado pelo usuário pode utilizar diversos tipos de drogas (chems) que proporcionam aumento de força, energia e resistência à dor, como por exemplo a morfina.

A representação visual realista dos chems, que podem ser consumidos por meio de seringas, pílulas e tabletes, para citar alguns exemplos, teria sido um dos fatores que impossibilitaram a classificação do jogo, pois, segundo a OFLC, essa forma de exibição dos componentes alinharia os chems às drogas do mundo real.

O Departamento de Classificação deu a entender ainda que as drogas seriam algo pior que a violência presente no game, essa última com condições para ser enquadrada num selo MA 15+, o máximo permitido para jogos de videogame na Austrália.

Banido, Fallout 3 torna-se o terceiro game a ser recusado no país em 2008, junto com Shellshock 2 e Dark Sector, esse último já reeditado.

Nem mesmo a violência de Fallout 3 pesou tanto para a OFLC quanto às drogas
Nem mesmo a violência de Fallout 3 pesou tanto para a OFLC quanto às drogas

Redação Terra

Nenhum comentário: