quinta-feira, 25 de junho de 2009

Videogames de saúde se tornam negócio sério

No passado, os videogames eram vistos como culpados pela elevação nos índices de obesidade, mas agora estão sendo defendidos pelo setor médico e para uso por departamentos de governo devido aos seus benefícios que podem trazer à saúde.

Jogos como EA Sports Active, da Electronic Arts, e Wii Fit, da Nintendo, colocaram jogadores de todas as idades em movimento e levaram investidores e criadores de jogos a procurar por novos títulos atraentes que lhes permitam explorar esse segmento florescente do mercado.

Butt Kicker, um jogo da Big John Games que deve ser lançado em breve para o Nintendo DSi, oferecerá um ambiente de ação no qual os jogadores combatem o cigarro, e Karate Bears, para o Wii, ensina aos jogadores movimentos reais de caratê, usando os controladores dotados de sensores de movimentos do Wii.

Com a expansão no interesse por jogos "saudáveis", a quinta reunião Games for Health Conference, um evento anual realizado em Boston, se expandiu a 390 participantes este ano, ante 100 no ano passado, entre os quais criadores de jogos, investidores e especialistas em medicina. Enquanto isso, o número de participantes de outras conferências do setor caiu em 40 por cento.

"O setor de saúde responde por 18 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos e por isso os jogos de saúde serão provavelmente o setor de maior atividade no campo dos jogos sérios, no longo prazo", disse Ben Sawyer, co-fundador do Games for Health Project.

"Se você somar 18 meses de vendas do Wii Fit e de títulos como EA Sports Active e Dance Dance Revolution, da Konami, além de outros jogos de saúde, os números mundiais do segmento no varejo superam os 2 bilhões de dólares", acrescentou.

O doutor Michael Levine, diretor executivo do Joan Ganz Cooney Center, na Sesame Workshop, que fomenta a inovação nos métodos de ensino a crianças, acaba de lançar um relatório no qual estuda como jogos digitais podem desempenhar papel benéfico e educacional no campo da saúde.

"A Casa Branca deveria lançar uma iniciativa nacional para promover a pesquisa e desenvolvimento de jogos", disse Levine.

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: