segunda-feira, 15 de junho de 2009

Criador de 'Tetris' quer transformá-lo em esporte

Com mais de 125 milhões de cópias vendidas ao longo de 25 anos em mais de 30 plataformas, Tetris pode ser considerado uma série com um sucesso estrondoso. Seu criador, Alexey Pajitnov, desenvolveu o programa de blocos em queda durante o final da União Soviética, enquanto trabalhava para a Academia Soviética de Ciências, e acabou se tornando uma lenda do mundo dos jogos. Mas ele quer mais.

Falando ao site americano Kotaku, Pajitnov e seu colega co-fundador da Tetris Company, Henk Rogers, disseram que pretendem elevar o jogo ao status de esporte em um futuro próximo, e para isso estão criando uma nova versão do clássico em que é possível competir com outras pessoas.

"Nós vamos transformar Tetris no primeiro esporte virtual real", disse Rogers. "Esportes como baseball e futebol foram criados em uma época em que nosso futuro era uma vida de atividades físicas e forma física. Mas agora isso não tão importante, é mais sobre forma mental hoje em dia". E completou: "Tetris é um esporte virtual que exercita a mente. Esta é a definição de um esporte virtual".

Para a empreitada, Rogers e Pajitnov testam atualmente um Tetris no qual até seis pessoas podem competir entre si em uma intensa batalha de blocos, itens de defesa e itens de ataque que aceleram o ritmo de outros jogadores. O título está sendo desenvolvido na Coréia do Sul, onde os dois acreditam ser o epicentro de um crescimento exponencial de jogadores.

Outros títulos da Tetris Company, como Pandora's Box e Hexic HD, foram mencionados na entrevista. Mas nenhum deles, segundo os dois desenvolvedores, chegou aos pés de Tetris, que ainda hoje representa 10% de todas as vendas de jogos para celulares.

Tetris completa 25 anos
Tetris completa 25 anos

Redação Terra

Nenhum comentário: