O cérebro da máquina é um microcontrolador da Atmel, o ATMega 644, rodando a 28 MHz. Sozinho, ele cuida de todo o processamento, som e vídeo dos jogos. Basta juntar mais um chip, que gera o sinal de vídeo para a TV, e um punhado de resistores e capacitores para colocar o brinquedo pra funcionar.
Gráficos e som lembram os de consoles como o SNES e Megadrive. Os jogos são desenvolvidos num PC na linguagem C (o software também é gratuito) e gravados em cartões MicroSD. Todo o projeto, hardware e software, é Open Source e está disponível sob a licença GPL, então pode ser copiado e montado livremente sem medo de incorrer em pirataria ou precisar pagar royalties. Quem quiser, pode até vender os consoles feitos em casa sem problemas de copyright ou licenciamento.
Para quem não tiver paciência para soldar fiozinhos, é possível comprar kits pré-montados que reduzem o trabalho ao mínimo, ou já prontos para plugar na TV. Os preços variam entre US$ 70 (só a placa e componentes) a US$ 100, incluindo as peças para montar, o gabinete, cabos, fonte de alimentação e um joystick de SNES. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do projeto: www.belogic.com/uzebox.
Console pode ser montado por jogador
Nenhum comentário:
Postar um comentário