sexta-feira, 17 de abril de 2009

Mercado de games para iPhone deve aquecer ainda mais

Os games produzidos para o iPhone dominam as vendas de softwares na App Store e o mercado para o crescimento destes programas só tende a crescer.

Uma pesquisa realizada na loja localizada na Quinta Avenida de Nova Iorque e algumas outras filiais mostra que por dia são comercializados 90 iPhones 3G e mais de 100 Macs. A diferença é bem grande quando comparada ao desempenho de vendas em lojas de varejo que também comercializam os produtos Apple.

Os representantes da marca vendem em média 16 iPhones, 20 Macs e 27 iPods.

A pesquisa foi conduzida pela empresa Piper Jaffray a qual esteve presente por 25 horas na segunda semana de abril em diversas lojas próprias da fabricante, contabilizando as vendas. Dentre outros números, Piper identificou que uma única loja vendeu 22 unidades do celular da Apple em um único dia, contra 28 vendidas em novembro do ano passado. Ainda, até o final dos primeiros quatro meses de 2009, 2,2mi de Macs 10mi de iPods devem ter saído das lojas.

O desempenho observado pode ser resultado do planejamento e extremo cuidado com que as lojas próprias da empresa são montadas, de acordo com o que Leander Kahney descreve em seu livro "Inside Steve¿s Brain". Embora a publicação trate das lições de liderança do CEO da Apple, um capítulo todo é dedicado ao cuidado na criação da experiência do usuário. Nele o autor relata como a atenção a detalhes importantes, e muitas vezes minúsculos ou "invisíveis", são a chave para o sucesso dos produtos da marca.

Não há dados sobre o desempenho das vendas dos iPhones no Brasil.

Recentemente, a Apple divulgou a lista de programas do iPhone mais baixados na App Store. Os jogos são grande fatia no bolo total de downloads. Entre os programas gratuitos, representam 30% do total e entre os pagos, 70%.

Os jogos para iPhone têm mudado a dinâmica da criação de games nos EUA. "O iPhone mudou tudo", disse Neil Young, que deixou a produtora EA para fundar a empresa Ngmoco, especializada em games para o celular.

Na loja da Apple, existem milhares de jogos produzidos por uma série de empresas e designers. A maioria explora o touch screen e outros recursos do aparelho.

"Se ficamos intrigados com o iPhone? Sim. Mas nosso sistema é muito diferente. Queremos dar aos nossos consumidores muita qualidade, inovação e entretenimento. Uma loja com 10 mil títulos não faz isso", disse Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo nos EUA, ao site Games Industry.

Com informações da Geek.

Games para iPhone são os programas mais baixados na App Store
Games para iPhone são os programas mais baixados na App Store

Redação Terra

Nenhum comentário: