domingo, 19 de abril de 2009

Editora lança concurso para escritores de RPG

Os amantes de RPG, ou não, que levam jeito para escrita têm a chance de colocar seu dom à prova. A editora Devir está organizando um concurso cultural de contos RPG.

O interessado deve criar uma história, com tamanho entre 2 mil e 10 caracteres, narrado em primeira pessoa. O personagem deve ser uma criatura sobrenatural, como um fantasma, vampiro, lobisomem, mago, changeling ou criatura prometéica.

Os organizadores deram dicas de como fazer uma boa história. O texto não deve tentar contar toda a vida do personagem, mas focar em um grande acontecimento dentro da história do protagonista.

Aquele que quiser colocar seu talento à prova deve entrar no site da Devir (http://www.devir.com.br/) e se inscrever até o dia 30 de abril.

O que é RPG:
O RPG é um jogo de estratégia onde cada jogador assume um personagem e, colaborativamente, criam uma história, que é alterada com relação a cada atitude tomada pelos participantes.

A história é "controlada" pelo Game Master, que narra os acontecimentos. Ele define quais as atitudes dos personagens da história que não são interpretados por nenhum jogador.

A história do RPG:
Oficialmente, o primeiro RPG criado foi Dungeons & Dragons, de Gary Gygax e Dave Arneson. Ele nasceu como um complemento de outro jogo, mas ganhou pernas próprias.

A criação de Gygax e Arneson se popularizou quando Marvel Productions criou o desenho Caverna do Dragão com inspiração no RPG da dupla.

O desenho virou febre mundial. Caverna do Dragão foi exibido em 27 episódios, originalmente criados entre os anos de 1983 e 1986.

Polêmica
Os jogos de RPG já foram centro de uma polêmica na mídia. Dois adolescentes alegaram estar cumprindo as ordens do mestre do jogo quando mataram um amigo, que também participava da brincadeira, em Guarapari, no Espírito Santo. Ronald Ribeiro Rodrigues, 22 anos, e Mayderson de Vargas Mendes, 21, acabaram presos por matar Thiago Andrade Guedes e seus pais.

No jogo disputado pelos jovens, Thiago era um policial marcado para morrer com sua família. Mayderson e Ronald eram, respectivamente, um advogado e um traficante.

Redação Terra

Nenhum comentário: