sexta-feira, 24 de abril de 2009

Emuladores levam jogos antigos para o celular; confira o teste

Dois cadernos universitários. Esse era o tamanho médio dos consoles do começo dos anos 90. Master System e Super Nintendo marcaram toda uma geração, mas eles não eram muito práticos, você deve lembrar bem. Quando o dono do console ia para a casa de um amigo e levava seu vídeo game, tinham que acompanhar a viagem vários fios, controles, fitas etc.

» Veja a foto ampliada
» Veja fotos dos emuladores para celular em ação

Os anos passaram, os consoles diminuíram e ficaram mais leves, mas ainda hoje há quem se interesse por aqueles saudosos jogos que só existiam nos vídeo games antigos.

Para a sorte dos fãs, os gênios da computação - muitos deles também fãs desses jogos - utilizaram a tecnologia da emulação e possibilitaram a reprodução de diversos desses games nos PC, o que começou a acontecer por volta de 1999.

E como a tecnologia é uma coisa que não pára nunca, os emuladores também evoluíram. Agora eles passaram para o celular e fazem o maior sucesso. Game Boy, NES, Super Nintendo e Master System são as plataformas que conseguem melhor reprodução nos aparelhos portáteis. Nunca foi tão fácil jogar games clássicos no celular.

O Terra testou nove emuladores para celular e conta para você as características de cada um deles. Confira a lista de emuladores testados:

Little John Pocket - UIQ*
Fácil de usar, esse emulador possibilita jogar SNES, NES, Game Boy e Master System. Game Boy e NES rodam com perfeição, mas SNES e Master System travam um pouco.
A instalação é complexa. Para funcionar, o celular deve ter cartão de memória, pois o emulador não roda se for gravado no próprio aparelho.

MeBoyBuilder
Leve, instala no celular quantos jogos de Game Boy o usuário quiser sem ocupar muito espaço. Há apenas uma limitação: o aparelho utilizado precisa reconhecer a linguagem Java.
A maioria dos passos para o download é feita no computador. Após baixar os programas e os jogos, a instalação é feita no computador e o MeBoy gera um arquivo que deve ser salvo no celular.

Snes9x 0.40 - UIQ*
O SNes sempre foi o melhor emulador de Super Nintendo para PC e levou esta mesma qualidade para o celular. O programa é fácil de instalar e, entre os programas que simulam SNES, é o que tem melhor desempenho.

PicoDrive 0.964 - UIQ*
É bem fácil de instalar, mas sua performance deixa um pouco a desejar. Durante o teste, o aparelho celular travou várias vezes.
Os jogos rodam com uma velocidade um pouco menor do que a do console.

Super Goboy
Há duas versões do programa que simula Game Boy. A primeira, sem som, roda bem. A segunda, com som, fez o celular travar algumas vezes, mas a execução do jogo foi boa.
Como é bem fácil de instalar, compensa o download. Dica: salve o jogo a cada passo importante para não correr o risco de perder as conquistas.

VNes
Os primeiros jogos das franquias de sucesso da Nintendo vão para o celular com esse emulador de NES. Os primórdios de Mário e Donkey Kong rodam bem em celulares mais simples.
A instalação não é complexa e é realizada diretamente no aparelho.

vBagx
Traz o Game Boy Advance para os celulares e roda com uma velocidade satisfatória.
A instalação é bastante complexa e feita quase toda manualmente. Celulares com cartão de memória facilitam a vida do usuário.

gpSPhone
É um programa exclusivo para iPhone. Apoiado pela alta performance do aparelho, roda Game Boy Advance com um grande desempenho.
A instalação é simples, como a de todos os programas para esse celular.

GamePhone 1.4UIQ*
O programa não é leve, mas para amenizar esse ponto desfavorável, permite que os jogos de SNES sejam salvos em arquivo ZIP no celular.
A performance é boa, com alta velocidade e ótima qualidade de som.

Para os testes foram utilizados os seguintes aparelhos celulares: Sony Ericson W580i, Nokia 5310 Xpress Music, Treo 680 e iPhone.
*UIQ é uma tecnologia presente em alguns aparelhos.


Little John Pocket ossibilita jogar SNES, NES, Game Boy e Master System
Little John Pocket ossibilita jogar SNES, NES, Game Boy e Master System

Redação Terra

Nenhum comentário: