quarta-feira, 29 de abril de 2009

Estudantes remontam clássico para jogar se movimentando

Nerds e Geeks também precisam fazer exercícios. Se nem mesmo o Nintendo Wii convencê-los, talvez a criação de estudantes americanos possa fazer com que todos levantem da cadeira e queiram jogar. Um projeto acadêmico para o curso de Engenharia Computacional da Universidade Clarkson resultou em um clone do clássico Space Invaders, no qual o que vale é o movimento corporal e não o joystick.

Fazer o jogo funcionar não é difícil. Com passos de um lado para outro, o jogador faz a nave principal se mover pela tela que é projetada em uma parede. Para atirar, bastam pulos frenéticos e os monstros do clássico de 1978 morrem instantaneamente. Um colete laranja deve ser utilizado para que os movimentos do jogador sejam rastreados e interpretados pelo computador.

Além disso, um sensor de batimentos cardíacos envia via Bluetooth informações sobre o estresse físico do jogador ao computador. Essas informações seriam úteis na hora de a máquina determinar qual será a velocidade do jogo, bem como seu nível de dificuldade.

Matt Krass e seus colegas Allen e Doug não esperavam que seu projeto tivesse tamanha repercussão. A notícia já saiu em sites internacionalmente reconhecidos como Engadget, Hack a Day e Übergizmo. "Eu nunca esperaria isso", declarou Krass em seu Twitter.

Game usa movimento na jogabilidade
Game usa movimento na jogabilidade

Geek

Nenhum comentário: