terça-feira, 5 de abril de 2011

Eleja o melhor simulador de futebol para videogames


 . Foto: Reprodução

FIFA 11 e PES 2011 são os principais títulos do mercado

Não é de hoje que as franquias 'FIFA' e 'PES' brigam para ver quem domina os gramados virtuais. Já tem um tempo que grande parte dos jogadores prefere 'FIFA', franquia da EA, como a melhor. Por outro lado, a série 'PES' continua com uma legião de fãs. O Terra levantou pontos fortes e fracos de cada jogo e você escolhe o melhor simulador de futebol.

» Veja imagens de 'FIFA 11'
» Veja imagens de 'PES 2011'

FIFA 11

A franquia da EA Sports chega ao campo virtual com uma diferença notável, chamado de "Personality +", o recurso seria um detalhamento do estilo de jogo de cada jogador, algo que aderisse uma personalidade que, além da aparência, faz com que o usuário identifique o atleta virtual também pelas suas jogadas e habilidades particulares. Os movimentos de domínio e disputa de bola estão bem realistas, sendo que, jogadores menos habilidosos têm mais dificuldade em dominar e controlar a bola com maior facilidade.

Durante as partidas em um nível de dificuldade "Profissional", nota-se que a facilidade com que se era possível fazer inúmeros gols na versão anterior foi descartada. Em 'FIFA 11', o toque de bola e jogadas mais elaboradas são necessárias, sem falar na complicação que é superar um zagueiro adversário quando ele está lutando pela posse de bola com seu jogador.

Os gráficos também chamam atenção nesta versão, no modo de visão geral (Popularmente conhecido como "visão de cima do campo"), o gramado e os jogadores são apresentados com grande realismo. Já nos replays, esse realismo diminui consideravelmente, principalmente em jogadores de ligas "menores". O detalhamento na comemoração de um gol é ruim, levando o jogador a abraçar um companheiro ou simplesmente levantar o braço.

Os dribles em 'FIFA 11' mantém um pouco da jogabilidade da franquia anterior, só que com o adicional de novos gingados que são adequados ao nível de habilidade de determinado atleta, por exemplo: a probabilidade de uma finta ser bem executada, depende do nível do jogador nesse fundamento.

A quantidade de times brasileiros disponíveis em 'FIFA 11' agrada muitos torcedores fãs da série, tendo uniformes fiéis aos originais (no caso dos times licenciados na franquia) e elenco bem completo. O problema é a aparência dos jogadores, parece que a EA só se empenha em fazer o jogador mais detalhadamente parecido com o real quando ele passa a jogar na Europa, mesmo que ele seja destaque no Brasil e conhecido no mundo.

Outro diferencial bastante destacado pela EA é a possibilidade de controlar o goleiro na versão 2011, definitivamente algo novo nos games de futebol, mas na prática, essa empolgação não vai muito longe. Ao jogar como goleiro em uma partida, o jogador passará a maior parte do tempo andando em frente ao gol de um lado para o outro esperando o ataque adversário para testar suas habilidades como arqueiro, ou seja, tedioso.

A franquia da EA evoluiu bastante, principalmente com a introdução do "Personality +", mas poderia ter investido mais no detalhamento gráfico de jogadores de ligas menores e nas animações comemorativas. De qualquer forma, o jogo foi bem recebido pelos fãs da série e acabou conquistando novos jogadores.

PES 2011

Também lembrada por muitos pelo nome de 'Winning Eleven', a franquia conhecida apenas como 'PES 2011' da Konami mantém muitos jogadores fiéis. Logo de cara, um agrado para os fãs brasileiros da série ao possuir narração de Silvio Luiz e comentários de Mauro Beting, além da inclusão da Copa Libertadores nos modos de torneio. A fidelidade com os times nacionais licenciados também está presente nos uniformes, (destaque para os goleiros, de ótima qualidade).

O realismo nesta versão é bem presente em alguns detalhes, por exemplo, o posicionamento da câmera geral é fiel as transmissões de partidas na TV. Outro detalhe importante é o comportamento dos atletas durante a cobrança de bolas paradas, o jogador não fica "robótico" e estático esperando o comando para chutar ou cruzar a bola, o mesmo se movimenta de forma sutil, imitando o comportamento dos jogadores, além é claro, da ótima movimentação dos jogadores ao redor da bola, que buscam um melhor posicionamento para receber a redonda.

Apesar de reproduzir a visão de uma câmera de TV, os gráficos poderiam ser melhores no modo de visão geral. Outro problema que é citado por muitos jogadores de 'PES 11' é a velocidade lenta em que os jogadores se movem. Apesar disso, a semelhança visual com os jogadores é bem fiel, podendo ser notada melhor durante o replay, que é um show a parte.

O drible no 'PES 11' é um pouco difícil de ser completado, geralmente o jogador opta por utilizar dribles mais "secos" e simples, que, geralmente, são mais eficazes. A dificuldade de se completar dribles e finalizações se deve a forte marcação adversária, que costuma fechar bem os espaços, o que força o jogador a aproveitar mais os contra-ataques e lances de linha de fundo.

'PES 11' é um grande título para os brasileiros, principalmente por contar com vozes conhecidas para narração e apresentar a Copa Libertadores, um dos principais campeonatos do mundo. A parte negativa fica por conta da lentidão dos jogadores. Apesar de ter perdido terreno para a concorrência, a série continua conquistando fãs.

Nenhum comentário: