Um trio inglês de desenvolvedores de games responsáveis pela Majestic Studios está sendo acusado de plágio em seu primeiro jogo Limbo of the Lost.
Segundo o site "Register Hardware", o jogo que está em desenvolvimento desde a década de 90 e segue um estilo praticamente esquecido (como o dos adventures como Myst), ganhou destaque em fóruns e sites de games após semelhanças notadas entre suas telas e a de outros jogos.
Em uma entrevista concedida em maio, o trio amador composto por Steve Bovis, Tim Croucher e Laurence Francis, de Maidstone, afirmou ter pesquisado, escrito, desenhado, animado, programado e desenvolvido o game por completo. A expectativa era de que em um ano os três pudessem abandonar seus empregos e se dedicar apenas ao desenvolvimento de novos games na Majestic Studios.
Só que os três não contavam com a sagacidade da comunidade de jogadores: mesmo tendo conseguido um acordo de distribuição com a empresa americana Tri Synergy, as semelhanças foram notadas e começaram a ser amplamente divulgadas em fóruns e sites especializados.
O site GamePlasma, por exemplo, criou uma galeria de fotos (http://tinyurl.com/68el8r) com telas que mostram cenários de Limbo of the Lost idênticos aos de Elder Scrolls IV: Oblivion, RPG lançado dois anos antes. Outros jogadores foram além na pesquisa e descobriram que Oblivion não foi a única "inspiração" do trio, que teria copiado cenários de outros games como Thief: Deadly Shadows, Unreal Tournament 2004, Painkiller e Diablo 2. Todas as observações foram organizadas em um tópico do fórum GamesRadar, em http://tinyurl.com/6s5duq. A controvérsia se estende também para outros games e até mesmo para filmes, como Spawn e a série Piratas do Caribe, conforme artigos da "Wikipedia".
Em anúncio oficial, a Tri-Synergy afirmou estar tão chocada quanto os jogadores, dizendo não ter tido conhecimento das similaridades previamente. O jogo foi descontinuado e está sendo retirado das prateleiras.
Um pronunciamento oficial do trio da Majestic Studios ainda é aguardado.
Limbo of the Lost teria cenários idênticos aos de jogos de sucesso como Oblivion e Unreal Tournament
Magnet
Nenhum comentário:
Postar um comentário