terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Seja um técnico de futebol com o 'Football Manager 2011'

'Football Manager 2011' é um título que pode ser classificado como um game de gestão futebolística, no qual você assume duas funções importantes: cartola e técnico. Como dirigente de um time profissional, seu objetivo é administrá-lo corretamente e fazer com que o clube evolua. Como técnico, deve escolher o plano tático e montar sua comissão. Resumindo: os rumos tomados pelo time dentro e fora de campo ficam sob sua responsabilidade.

No campo administrativo, o jogador tem a responsabilidade pelo plantel e sua administração. Os contratos funcionam da mesma maneira que no mundo real e necessitam de muita negociação de todas as partes. Nesta versão de 'FM', os jogadores têm agentes que tomam conta de seus objetivos. Eles exigem taxas por seu serviço e adicionam dificuldades aos contratos. É mais uma pedra no sapato para se fechar grandes contratos.

O moral dos jogadores pode influenciar o time em campo, portanto, é mais um fator a que você deve ficar atento. Salários baixos, derrotas e pressão da imprensa fazem com que os atletas possam perder rendimento. Em contraponto, você pode oferecer prêmios, mudanças de contrato e maior estrutura para eles jogarem melhor. A outra função do jogador em 'FM 2011' é "colocar mais a mão na massa".

Na figura de treinador, você deve fazer de seu time uma máquina de jogar bola. Tudo começa com a escolha dos profissionais de sua comissão (preparadores físicos, médicos etc.). Com o time em mãos, é hora de condicioná-los e prepará-los para os campeonatos. Um calendário para os treinos deve ser seguido para fazer com que os jogadores realizem trabalhos específicos em 14 habilidades diferentes.

Jogos-treino e amistosos também fazem parte dos períodos de treino. Quanto mais seus atletas forem condicionados a determinadas técnicas e formações, maior será sua facilidade em aplicá-las em campo. O moral também é refletido nesse ponto e é um bom termômetro para saber por que seu time vai bem ou mal nos jogos.

As principais ligas, times e jogadores do mundo fazem parte do game. É possível selecionar equipes do Brasil, Argentina, Chile, Inglaterra, Escócia, França, Espanha, Portugal, Itália, Noruega, Dinamarca e Suécia. Para ficar por dentro de tudo o que acontece em cada liga, o Football Manager 2011 conta com um sistema de notícias com várias informações sobre calendário, campeonatos, jogadores e mercado da bola. Há notícias de seu time a todo o momento, assim como relatórios de olheiros e de seus preparadores físicos.

De olho no campo

Além dos menus, números, dados e informações, o 'Football Manager 2011' apresenta um sistema gráfico especial para exibir as partidas de seu time. Se compararmos com 'PES 2011' e 'FIFA 11', ele se torna bastante simplório, mas como não é objetivo do game ser um primor dos gráficos, ele se sai bem. O importante é acompanhar o trabalho de seu clube após administrá-lo e treiná-lo. Enquanto o jogo acontece, você deve decidir o que os jogadores devem fazer em campo. Uma substituição na hora certa ou mudança de estratégia pode resultar em vitória. Ou não.

Novas animações de jogadores, dos torcedores nos estádios e comemorações de gol foram incluídas, com melhorias gráficas na engine 3D do jogo (mesmo não sendo o foco do game). A visualização de partidas noturnas acontece pela primeira vez na franquia. Existe apenas o problema dos jogos com clima frio, já que a neve atrapalha a visualização. Outro ponto fraco é a sonorização de menus e opções repetitivas que atormentam com o passar do tempo.

'Football Manager 2011' é um game voltado para os mais pragmáticos, que veem graça em administrar ao invés de jogar. Boa sorte em suas decisões.

Football Manager 2011

Prós - Estilo diferente de jogar futebol virtual; diversas ligas, times e jogadores famosos.
Contras - O sistema de notícia pode te massacrar; alguns elementos atrapalham a exibição gráfica das partidas.
Preço - US$ 40 (Via Steam)

Geek
Geek

Nenhum comentário: