segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

'World of Goo' para iPad vende mais do que em outras plataformas

Nos últimos anos, vários joguinhos viciantes estão sendo lançados para o Mac. Entre eles, temos o 'World of Goo', que recentemente foi lançado também para iPad. Assim como no Mac, o jogo se tornou um sucesso entre os usuários da tablet. A grande surpresa foi verificar que as vendas dele no primeiro mês na tablet da Apple foram melhores do que em outras plataformas. No iPad, foram vendidos 125 mil cópias, enquanto no WiiWare foram 68 mil e no Steam, 97 mil.

O 2D Boy, desenvolvedor do 'World of Goo', fez uma análise em seu blog e mostrou alguns pontos importantes para os desenvolvedores de jogos para o iOS. A intenção original do 2D Boy era lançar o 'World of Goo' para o iPhone, mas, apesar de ele não conseguir fazê-lo funcionar direito no smartphone, os testes deram bastante certo no iPad.

Ele testou o jogo com vários tipos de público (crianças, pais, avôs, pessoas aleatórias em cafeterias) que não costumam jogar para saber se os 'Goos' são intuitivos e autoexplicativos. Com isso, descobriram que os usuários de iOS têm um perfil diferente dos jogadores de Wii ou de PC.

Segundo a pesquisa empírica, os donos de iPhones e iPads procuram um outro tipo de entretenimento, onde não existe uma "punição" por falhas, e não importando o quão ruim você seja, o jogo precisa passar a sensação de que você terá uma chance razoável de sucesso.

Outro ponto interessante levantado por 2D Boy foi o preço do aplicativo. Inicialmente, ele custaria US$ 10, mas decidiram abaixar o preço para US$ 5 após o primeiro mês na App Store para melhorar as vendas. Com essa promoção, o 'World of Goo' pulou da posição 51 para a segunda em 24 horas no ranking dos aplicativos pagos mais vendidos.

O desenvolvedor deixa claro que são estatísticas preliminares. Afinal, o 'World of Goo' já existia no Mac há dois anos, já tem seus seguidores e, por isso, é normal que tenha muitas reviews positivas. O 2D Boy lembra que ainda há muito a ser explorado no iOS e é nisso que a comunidade precisa focar.

Geek
Geek

Nenhum comentário: