segunda-feira, 30 de março de 2009

Mexicano campeão tem pose de rockstar e manda recado à FIFA

e não fosse pela camisa amarela do América do México e do penteado irreverente, Ruben Morales Zerecero, 19 anos, passaria quase incógnito entre os 192 participantes do FIFA Interactive Cup 2009, campeonato de videogame, disputado no último sábado no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

» Veja as fotos da Fifa Interactive Cup 2009

Mas Zerecero é uma celebridade entre os jogadores. Posa para fotos e mesmo sofrendo com a torcida contra, é respeitado. Aguenta as provocações com serenidade e só explode ao marcar um gol, comemorado sempre da mesma forma: aos gritos de "Gol, gol. México, Venga, Venga!".

"O Mexicano", como é conhecido, conta que treina 6 horas por dia. "Agora tenho uma namorada, então acabo treinando menos do que antigamente". Ele diz que ela não se importou com a viagem de 12 horas. "Ela só falou: vai para lá e volta com as passagens para Barcelona". Foi o que Ruben fez.

Na frente da tela, ele se porta como um rockstar: flexiona um pouco as pernas, uma na frente da outra, como se estivesse empunhando uma guitarra. Carrega sempre consigo uma bandeira do México, que fica sobre a televisão.

Sua campanha começou fácil: 3 a 0 logo na primeira partida. Depois, na fase de eliminação, goleou por 9 a 0, botando medo nos concorrentes. Mais à frente nas eliminatórias, quase perdeu, arrancando uma virada nos últimos minutos, para desespero da torcida, que vibrava como se estivesse em um clássico - em uma arquibancada de verdade.

A semifinal teve tons dramáticos, e foi definida nos pênaltis. Engana-se quem pensa que o jogo de futebol no videogame é menos emocionante que o real. Durante os jogos do mexicano, a torcida era tanta que assustou Ruben. "No primeiro jogo eu estava tremendo. Era tanto barulho que eu não conseguia me concentrar. No intervalo entre as partidas liguei para o meu pai, para contar para ele, foi inacreditável".

A final foi disputada em um telão. Ruben levou um gol no primeiro tempo e parecia que Sergio Pires, 19 anos, paulista de Franca, iria vingar os outros 190 participantes, que de torciam pelo tropeço do mexicano. No segundo tempo o improvável aconteceu: o mexicano virou o jogo e conseguiu administrar o resultado, se tornando bi-campeão da etapa latino-americana.

Com o apito final, Ruben pareceu soltar toda a emoção que conteve durante o campeonato. Se atirou ao chão, depois pulou e mostrou a bandeira do México, sob aplausos da torcida brasileira.

"Espero que a FIFA veja que temos grandes jogadores no México. Nem todos podem vir até o Brasil como eu. Precisamos de uma eliminatória dessas lá", afirmou o mexicano, que presenteou um grupo de amigos brasileiros com o Playstation 3 ganho junto com o título. "Este ano vou para Barcelona com a vontade de ser campeão. Vou ser campão mundial".

Ruben Zerecero disputará o mundial em Barcelona
Ruben Zerecero disputará o mundial em Barcelona

Redação Terra

Nenhum comentário: