terça-feira, 17 de março de 2009

Apple TV pode se virar plataforma de jogos

Parece que a Apple quer estender dos bolsos para as salas-de-estar o sucesso que obteve com jogos no iPhone. O fato é que está pipocando em vários sites um conjunto de patentes de maio de 2008 registradas em nome de empregados da Apple, que descreve um controle semelhante ao controle do video-game Wii, da Nintendo, o chamado Wiimote.

Matt Hickey, em sua coluna Crave comenta que o arquivamento da patente descreve, literalmente, uma "varinha remota para controlar as operações de um sistema de mídia". Neste caso, a palavra "varinha" descreve um controle no formato de um bastão, como o Wiimote. O texto ainda utiliza a Apple TV como referência ao "sistema de mídia".

Segundo o site AppleInsider, a Apple estaria explorando a possibilidade de incluir este bastão remoto nas próximas versão do Apple TV. Com ele, o usuário teria à sua disposição uma série de novas operações e aplicações. O site cita um controle mais preciso para um cursor na tela, da mesma maneira que o tradicional mouse, além de funções 3D, como o controle do Wii.

De fato, a patente descreve como o bastão pode ser usado para navegar por uma interface com apenas um clique, que faz surgiu menus contextuais, ao invés de ter botões dedicados para cada ação.

O Spong, site especializado em games, brinca com os rumores: "com o recente sucesso do iPhone e iPod touch no mundo dos jogos, a possibilidade de uma máquina de jogos da Apple que possa adotar o controle remote é¿ remota, mas não impossível."

Remota ou não, esta não é a primeira vez que a Apple se aventura no mercado de jogos. Entre 1995 e 1996, a japonesa Bandai lançou o fracasssado Pippin, um console projetado pela empresa de Cupertino. Por ser basicamente um Macintosh (o Pippin rodava uma versão modificada do Mac OS Classic), o produto naufragou na falta de identidade. Apesar de ser propagandeado como um computador barato (custava US$ 599), ele era comumente identificado como um videogame e graças a isso, sofreu uma forte concorrência do Saturn da Sega e do Playstation da Sony, que custavam bem menos.

Geek

Nenhum comentário: