sexta-feira, 13 de março de 2009

Com jogos entre os mais importantes, Mario é a maior franquia da Nintendo

O Jogo Super Mario Kart, do SNES (Super Nintendo), foi eleito pela edição 2009 do Guinness Book Games - edição do livro dos recordes que trata apenas sobre jogos de vídeo game e computador lançada em janeiro - o melhor game do mundo. O jogo superou títulos como Grand Theft Auto, Zelda Ocarina of Time, Tetris e outros, inclusive alguns da própria série Mario.

» Veja a foto ampliada
» Veja fotos de Mario

Lançado em 1992, Super Mario Kart foi o primeiro game de corrida da série. Destacou-se pela possibilidade de o jogador utilizar recursos para prejudicar a corrida de seu adversário. Ao longo da pista, o jogador coleciona itens que podem ser usados contra um ou todos os jogadores ao mesmo tempo.

O título, porém, não foi o primeiro sucesso da série Mario. A trilogia Mario Bros., do console NES,alcançou recorde de vendas mundial antes do jogo de corrida.

A primeira aparição de Mario em um jogo aconteceu em um game protagonizado por outro astro da Nintendo: Donkey Kong, de 1983. No game, o personagem não tinha nome, recebia apenas o apelido de Jumpman e tinha a função de resgatar sua namorada, Pauline, das mãos do gorila, o protagonista do jogo.

Mario só foi batizado com esse nome quando Shigeru Miyamoto, criador do personagem, encontrou com Mario Segale, um representante da Nintendo nos Estados Unidos, e notou uma grande semelhança entre ele e o personagem. No mesmo ano, o personagem fez sua estréia como vilão no jogo Donkey Kong Jr.. Esta foi a única aparição de Mario como vilão.

Depois disso veio o famoso jogo Mario Bros., que marcou a primeira aparição de Luigi, irmão e companheiro inseparável do personagem, e lançou Mario para o sucesso.

E se engana quem acha que a escolha das roupas dos personagens foi uma questão de gosto ou noção de moda dos criadores. Por conta da baixa precisão da imagem dos jogos da década de 80 - 8 bits - Shigeru Miyamoto criou o macacão vermelho com a camiseta azul - as cores variavam nos primeiros jogos - que eram úteis para destacar o braço do corpo dos bonecos. A luva foi usada para marcar onde ficava a mão dos personagens. E o grande nariz salientava o rosto e marcava o bigode, que escondia a área da boca, difícil de ser retratada naquela época. Por fim, a dificuldade em criar um movimento para os fios do cabelo fez com que Mario tivesse usasse um boné.

Em um espaço de sete anos (1983 a 1990), o encanador italiano protagonizou uma série de jogos. A trilogia Mario Bros. foi o maior destaque entre os títulos. O terceiro jogo da série é um dos mais vendidos da história.

Em 1990, Super Mario World foi o jogo escolhido para ser o primeiro título a ser lançado para o novo vídeo game da Nintendo: o SNES (Super Nintendo) e, depois de bancar o pintor em Mario Paint, voltou às prateleiras com Mario Kart.

Mario também foi um dos pioneiros do Nintendo 64, console da marca lançado em 1996 no Japão. O personagem protagonizou 12 jogos para a plataforma, passando pelos papéis de golfista, corredor, peça de tabuleiro, tenista e lutador.

Para o Game Cube foram outros 18 títulos e novas profissões, com destaque para a de jogador de basquete no jogo NBA Street V3. Até agora, foram lançados 11 jogos da franquia pra o Wii.

TV e Cinema
O sucesso de Mario é tão grande que o personagem não se restringe aos consoles. Especialmente no Japão, Mario é protagonista de uma série de programas de TV.

O primeiro programa baseado no foi The Super Mario Bros. Super Show!. Os episódios começavam com uma representação real de Mario e Luigi, que eram interpretados pelos atores Lou Albano e Danny Wells. A atuação era seguida por um desenho animado em que Mario e Luigi enfrentavam inimigos em Toadstool, cidade fictícia da Princesa Peach. O programa foi exibido no Brasil no início dos anos 90.

Super Mario Kart, do SNES, foi eleito melhor jogo do mundo
Super Mario Kart, do SNES, foi eleito melhor jogo do mundo

Redação Terra

Nenhum comentário: