terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Pirataria em jogo da Ubisoft é combatida com vuvuzelas

Os produtores do jogo Michael Jackson: The Experience, para Nintendo DS, tiveram uma idéia no mínimo inusitada para tentar manter os gamers longe das cópias piratas. Quando um verificador interno identifica que trata-se de uma cópia não original, as músicas do ídolo pop são substituídas pelo irritante barulho das cornetas africanas.

Segundo o blog Game Life da revista Wired, a surpresa foi documentada por um usuário do Youtube identificado apenas como ctkxtreme.

No vídeo postado, acessível em goo.gl/5E1Bw, consta a explicação de que "esta é a tentativa da Ubisoft de criar um sistema antipirataria em jogo. O jogo é um clone, e não há notas de jogar, ele congela quando está em pausa, e entra esta droga destes ruídos de vuvuzela sobre a música."

No título da Ubisoft, o jogador precisa acertar as notas musicais de faixas de sucesso de Michael Jackson.

Um e-mail da produtora, enviado à Wired, explica que a equipe de desenvolvimento trabalhou neste recurso como uma forma criativa de evitar qualquer interferência com a versão comercial do jogo.

A pirataria se tornou um grande problema para a plataforma móvel da Nintendo, dada a simplicidade da cópia dos jogos do Nintendo DS. Apenas para elucidar, basta ter um cartucho regravável (que é relativamente barato) e copiar o software do jogo para dentro dele.

Todavia, já existem recursos para verificar se o game está rodando a partir de um cartão de memória original ou trata-se de uma cópia não autorizada.

Neste caso, a Ubisoft lançou mão deste mecanismo para irritar os jogadores subversivos, sob as vaias estridentes de vuvuzelas.

Geek

Nenhum comentário: