» Veja imagens dos controles de movimento 
 
 Power Glove 
A Power Glove foi criada para o Nintendo Entertainment System, também  conhecido como NES, e foi o primeiro controle periférico a recriar os  movimentos da mão humana na tela de determinado jogo. Apesar de  pioneira, a Power Glove sofreu com as críticas de imprecisão e  dificuldade de manusear o controle.  
 Zapper
A pistola Zapper, também desenvolvida para o NES, era uma arma de  brinquedo que permitia ao jogador interagir atirando em alvos de  diferentes jogos.  
 Ligh Phaser
A Light Phaser foi uma pistola de luz criada para o SEGA Master System e  possuía uma precisão maior do que a Zapper da Nintendo, apesar de ser  mais pesada. Curiosamente, a SEGA foi pressionada a alterar a pistola  devido à policia alegar que o produto poderia ser confundido com uma  arma de verdade. 
 SEGA 3D Glasses
Os óculos 3D da SEGA desenvolvidos para o Master System tinham o intuito  de apresentar imagens em terceira dimensão nos jogos do console da  SEGA.  
 Tapete de Dança
Uma febre nos fliperamas, o tapete de dança permitia ao jogador  acompanhar coreografias junto a diversas músicas. O jogador tinha que  pisar nos locais certos conforme apareciam na tela para somar pontos.  Após um tempo, este acessório começou a ser comercializado junto a jogos  para os consoles da época. 
 Tony Hawk: Ride
A famosa franquia do skatista Tony Hawk ganhou mais um game, mas desta  vez o jogo acompanhava um skate com sensores de movimento para o jogador  interagir tendo que efetivamente ensaiar manobras em cima da prancha. 
 Wii
O console da Nintendo inovou tirando de linha os controles "básicos"  para inserir um controle no qual o jogador deveria movimentar os braços  em alguns jogos para poder realizar certas ações. 
 Acessórios para o Wii
Além do controle de movimento, diversos acessórios foram desenvolvidos  para ajudar o jogador a simular melhor as ações de determinados games,  por exemplo, suportes como o volante para jogos como Mario Kart Wii, o taco de golfe, a raquete de tênis e o taco de baseball. 
 Wii Fit
O jogo para o Wii foi desenvolvido com o intuito do jogador se exercitar  utilizando o Wii Balance Board, uma plataforma que captava os  movimentos do jogador e mostrava seus resultados na tela, além de ajudar  a calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) do usuário. 
 Guitar Hero, Rock Band e seus acessórios
As séries de grande sucesso entre os jogadores desenvolveram produtos  que ajudavam na sensação de realismo de tocar cada música. O usuário  possui a chance de tocar uma guitarra, bateria e até um microfone feitos  especialmente para o jogo, onde deverá acertar os botões na ordem  correta para somar pontuação. 
 Cockpit  
Para auxiliar na sensação de realismo dos games de corrida, diversas  empresas desenvolveram kits com volante, marcha, controles de  aceleração, freio e embreagem em alguns casos. Sendo que outras empresas  iam além e desenvolviam um cockpit completo com cadeira de piloto e os  controles citados anteriormente ajustados para simular um veículo de  corrida de verdade. 
 PlayStation Move
O controle de movimentos desenvolvido para o PlayStation 3 permite ao  jogador interagir com determinados jogos compatíveis com o mesmo  utilizando do corpo e, principalmente, do movimento dos braços para  realizar diversos movimentos. A comparação com o controle de movimentos  do Wii foi inevitável, alguns chegando até a chamar o PS Move de  "controle do Wii melhorado". 
 PS Move Sharp Shooter
O suporte, em formato de arma desenvolvido como uma forma de acoplar o  PS Move e o controle de navegação, foi feito como um meio diferente de  jogar games de ação em primeira pessoa (FPS). A Sharp Shooter conta com  botões de "reload" (recarregar) na posição onde ficaria um cartucho em  uma arma de verdade, além de opção de alterar de tiro simples, ou um  tiro por vez, para tiros rápidos, como uma metralhadora. 
 Kinect
O sensor de movimentos desenvolvido pela Microsoft para o Xbox 360 fez  com que o jogador abandonasse os controles e utilizasse somente o corpo  como forma de interagir com determinados jogos, tendo que pular,  abaixar, correr no lugar entre diversas outras ações que o Kinect  captura e reproduz na tela. 
 Razer Hydra
O Razer Hydra é um controle de movimentos feito para PCs, permitindo que  os usuários usem movimentos feitos com o próprio corpo para acionar  comandos no computador. 
 Rocksmith
Depois de tocar uma guitarra com botões, a Ubisoft desenvolveu um game  onde o jogador deve tocar o instrumento real e acompanhar as notas na  tela para conseguir pontuações. A empresa ainda prometeu que não é  imprescindível saber tocar guitarra para poder jogar Rocksmith.  
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