segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ressonância magnética pode prever habilidade em videogame

Um grupo de professores das Universidades de Illinois e Ohio State utilizaram técnicas de ressonância magnética para um novo estudo, buscando comparar diferenças anatômicas do cérebro de voluntários com a posterior habilidade em um jogo de videogame desenvolvido pelos próprios pesquisadores, o 'Space Fortress'.

Este estudo é uma continuação de outro do ano passado, que concluiu que o tamanho do cérebro tem influência sobre a capacidade de aprender os jogos. O blog Game Life, do site da revista Wired, lembra que, na época, os pesquisadores afirmaram que em quase 25 % dos melhores jogadores possuíam também algumas partes do cérebro com maior tamanho.

Porém, o que os pesquisadores agora encontraram é que este percentual é muito maior. Analisando as imagens geradas por ressonância magnética do cérebro de voluntários, os cientistas aumentaram esta relação para uma valor entre 55 e 68 %, sendo que a região do cérebro principal responsável por estes valores é o gânglios basais, responsáveis por funções como controle motor, cognição e aprendizado.

O artigo como título de Predicting Individual's Learning Success From Patterns of Pre-Learning MRI Activity será publicado na revista online PLoS One.

Geek

Nenhum comentário: